Como parte de uma série de feedbacks dos desenvolvedores de Overwatch às perguntas do publico, Ontem (16) foi postado um vídeo de 9 minutos no canal oficial do game, playoverwatch, no qual o gamer director, Jeff Kaplan, fala um pouco sobre a evolução do sistema de progressão, incluindo detalhes sobre os sitemas testados, o porque esses sistemas não funcionaram e como o seu time está vislumbrando progressão dentro do jogo no futuro.
No começo do vídeo, Jeff comenta que dois sistemas de progressão – ou seja, de acumulação de pontos de experiência e recompensas por ganhos – já foram postos a teste pela equipe de desenvolvimento e falharam totalmente. O primeiro sistema, segundo o diretor, é bastante similar ao sistema de talentos de Heroes of Storm, no qual o jogador pode customizar seu herói de acordo com o progresso do personagem.
Esse sistema foi desaprovado, porque nele alguns personagens poderiam se tornar overpower (muito fortes), desequilibrar a balança de poderes e, logicamente, tornar o game desbalanceado. Para melhor ilustrar o erro ocasionado por essa forma de progressão, o diretor conta um exemplo sobre as habilidades de Reaper, no qual o personagem na forma fantasma – isto é, intocável – seria totalmente curado, isso o tornaria muito poderoso e desequilibraria a gameplay. Além disso, Jeff ainda fala que esse sistema traria muito informação ao game e não traria uma melhoria para a competitividade.
“Nós gostaríamos que o sistema de progressão fosse leve, cosmético e quase uma forma de agradecer a vocês pelo seu tempo no jogo”, disse o Game Director de overwatch
Já o segundo sistema, esse seria totalmente o oposto, uma vez que não estaria em poder do jogador escolher os poderes dos personagens, mas sim cada herói teria seu level, e quanto mais você jogasse com aquele personagem mais ele subiria, valendo mais pontos de XP para as vitórias.Ainda mais, a cada level evoluído no personagem desbloquearia-se uma recompensa “estética” que o Diretor do game não deixou claro se desbloqueariamos novas skins, novos emblemas ou poderes; disse ele que não queria estragar a surpresa e preferia que nós víssemos durante a gameplay.
O ponto contra desse sistema era o fato, comprovado nas betas, de que os jogadores preferiam evoluir seus personagens do que troca-los e deixar a partida fluir melhor. Isso, segundo Jeff, não seria algo errado ou ruim de se fazer, até porque ele sabe que os jogadores acabam elegendo heróis favoritos em qualquer jogo, mas contrariaria totalmente a ideia inicial do game, que inclina-se mais para a cooperatividade dos players.No fim o video, se a equipe estiver satisfeita com o resultado do sistema, Jeff diz que todas as betas serão desativadas e que podem retornar em meados de Janeiro do ano que vem
Confira o vídeo todo e os detalhes da evolução dos dois sistemas abaixo:
Desenvolvido pela Blizzard, Overwatch é um jogo de tiro em equipe no estilo dos jogos MOBA e tem previsão de lançamento para o dia 30 de junho de 2016.E aí, depois de ver esse vídeo, conte-nos nos comentários como ficaram suas expectativas para esse jogo.