Tweets de 2020 de Karla Sofía Gascón, estrela do filme Emilia Pérez, ressurgiram online após uma série de declarações polêmicas feitas pela atriz na rede social X (antigo Twitter).
Desta vez, os posts antigos revelam comentários ofensivos e xenofóbicos contra latinos, gerando indignação entre o público e a comunidade que acompanha a corrida ao Oscar. Nos tweets, Gascón comenta uma notícia sobre colombianos que atacaram uma estátua de Cristóvão Colombo nos Estados Unidos, escrevendo: “Esses merdas idiotas, filhos de escravizadores, de imigrantes, de assassinos de tribos, são os ignorantes da história. Atiram pedras na estátua de um senhor que buscava uma rota para as Índias, culpado, apenas, por essa escória (ralé) ter nascido lá.”
As declarações foram consideradas desrespeitosas, especialmente por vir de uma atriz que interpreta uma personagem mexicana no filme Emilia Pérez, apesar de ser espanhola. O longa já enfrentava críticas por estereótipos em relação ao povo mexicano, e os tweets ressurgidos só aumentaram a polêmica em torno da atriz. A repercussão tem deixado a comunidade online atônita, principalmente em meio à campanha do Oscar, onde Emilia Pérez concorre em várias categorias.
Karla Sofía Gascón ainda não se manifestou sobre os tweets antigos, mas já havia gerado controvérsia recentemente ao acusar, sem provas, a equipe da atriz Fernanda Torres de atacar seu filme. Pouco depois, ela se retratou, afirmando que “todos que trabalham com Fernanda Torres me trataram muito bem”.

A situação coloca em xeque não apenas a imagem da atriz, mas também o futuro do filme na corrida ao Oscar, já que a Academia pode considerar as declarações como uma violação das regras de conduta durante a campanha da premiação.