A atriz de Emilia Pérez, Karla Sofía Gascón, está enfrentando uma onda de críticas devido a sua posição de defender o fim da presença de muçulmanos na Europa, após tweets antigos seus terem sido divulgados. Gascón, que é a primeira atriz transgênero a concorrer ao Oscar, chamou a atenção do Conselho de Assuntos Públicos Muçulmanos (MPAC, na sigla em inglês) por pedir a proibição do Islã na Europa em suas publicações.
Sue Obeidi, vice-presidente sênior do MPAC Hollywood Bureau, classificou os tweets como “dolorosos, ofensivos e chocantes”. Ela destacou que, independentemente de terem sido excluídos ou não, as declarações são prejudiciais, especialmente vindo de alguém que faz parte de outra comunidade vulnerável. “Os muçulmanos estão presentes em todas as comunidades, incluindo a comunidade transgênero. E não me venha falar sobre a ‘idade das trevas’ da Europa…”, afirmou Obeidi.

Em um dos tweets, escrito em espanhol, Karla expressou apoio à ideia de que religiões que vão contra os valores europeus deveriam ser banidas de países como a Espanha. Em novembro de 2020, ela publicou: “Desculpe, é só minha impressão ou há cada vez mais muçulmanos na Espanha? Toda vez que vou buscar minha filha na escola, vejo mais mulheres com os cabelos cobertos e saias até os calcanhares. Talvez no próximo ano, em vez de inglês, tenhamos que ensinar árabe.”
Outro tweet dizia: “Até que possamos banir as religiões que vão contra os valores europeus e violam os direitos humanos, como o Islã, sob a proteção da liberdade de culto, não resolveremos parte do enorme problema que enfrentamos. A fé manipula aqueles que se apegam a ela.”
O Conselho Muçulmano de Assuntos Públicos é uma organização nacional sem fins lucrativos que trabalha para promover o pluralismo nos Estados Unidos, aumentando a compreensão e melhorando as políticas que afetam os muçulmanos americanos.