A Tropical Haze LLC, responsável pelo emulador Yuzu, fechou um acordo com a Nintendo e vai pagar aproximadamente 12 milhões de reais e encerrar as atividades do emulador.
A Nintendo acusou os responsáveis pelo emulador Yuzu de facilitar acesso a jogos de Switch de maneira ilegal, expondo dados de que Zelda: Tears of the Kingdom foi jogado antes do lançamento por quase um milhão de pessoas.
Inicialmente o processo da Big N contra a Tropical Haze apontava que os emuladores, Yuzu (Switch) e Citra (3DS) contribuíram para os vazamentos de jogos antes do lançamento e infringia os direitos autorais pelos jogos da empresa japonesa.
Em resposta, a dona dos emuladores acionou seus advogados para encontrarem um acordo judicial para o processo instaurado, buscando uma negociação com a Nintendo.
Após o acordo, a Tropical Haze tirou do ar os sites e operações de seus emuladores Yuzu e Citra, além de publicar este texto:
Olá, yuz-eiros e fãs do Citra. Hoje escrevemos para informar que yuzu e o suporte de yuzu ao Citra serão descontiuados imeadiatamente.
O time do yuzu sempre foi contra a pirataria. Começamos o projeto com boa-fé, pela nossa paixão pela Nintendo e seus consoles, e não queríamos quaisquer danos. Mas vemos que, como nossos projetos podem driblar as medidas protetivas da tecnologia da Nintendo e permitem que usuários joguem games fora do devido hardware, eles acabaram caindo na pirataria. Particularmente, ficamos desapontados quando utilizam nosso software para vazar jogos antes do lançamento, acabando com a experiência da compra legítima e dos fãs.
Decidimos que não podemos prosseguir com isso. Pirataria nunca foi nossa intenção e acreditamos que a pirataria de jogos e consoles deve parar. Hoje mesmo, deixaremos nosso repositório de código offline, descontinuaremos nossos Patreons e servidores de Discord e, em breve, desligaremos nosso site. Esperamos que nossa ação seja um pequeno passo para o fim da pirataria de todos os criadores;
Obrigado pelo apoio nesses anos e por entenderem nossa decisão.
Tradução: Equipe Jbox
O emulador Yuzu foi lançado em janeiro de 2018 com o intuito de permitir que os jogadores de Switch pudessem experimentar seus jogos no PC, tanto que não continham dados das BIOS dos jogos, apenas a função de ler estes.
A comunidade da Tropical Haze possuía milhares de seguidores de todo mundo e ainda contavam com um Patreon que gerava a receita de 30 mil dólares por mês.
A ação da Nintendo de caça à pirataria e a proteção de direitos autorais sempre foi muito conhecida pelos fãs da empresa. Por diversas vezes emuladores, produtores de jogos e até empresas indies foram notificadas por esbarrarem em algum personagem ou franquia da empresa.