Bom como diria um certo político da língua presa, nunca na história deste país tivemos tantos quadrinhos sendo publicados e numa qualidade tão boa, seja gráfica, criativa, etc .É tanta opção para comprar ,que praticamente tem que se escolher as vezes o que quer consumir dentre as publicações do mês, pois poucos mortais conseguem dar conta de tudo que se lança hoje no mercado. E no meio de tudo isso, há a disputa eterna entre encadernados e revistas MIX.
A revista MIX é um formato consagrado em nosso país já que a maioria das histórias aqui saiam nesse formato (quando ainda era formatinho). Um personagem de maior apelo comercial entre os leitores estampava seu nome no título, sendo a atração principal da revista enquanto outras duas ou três publicações americanas eram inseridas junto a principal para dar mais volume a publicação nacional fazendo assim que as histórias do personagem chegasse a um público maior que não compraria talvez caso fossem outras circunstâncias e também como desculpa para a editora poder cobrar mais pela revista.
É uma iniciativa válida? Com certeza. Personagens hoje aclamados no país, começaram sua ascensão em bancas brazucas sendo apresentados em revistas em que não eram os personagens título: X-Men, Homem de Ferro e Vingadores custaram um bom tempo a ter título próprio aqui no Brasil, e Homem de Ferro principalmente, só ganhou revista própria devido a grande campanha de marketing, efeito dos filmes de 2008 e 2010.
Antes era assim:
Hoje é assim:
Claro que no meio desses pacotes MIX temos também visto muita coisa ruim e difícil de emplacar como séries da Miss Marvel, Princípe Namor e algumas fases do Quarteto Fantástico. Mas no final das contas é saldo quando a revista agrada ao leitor em pelo menos 50% ou 75% do mix.
E já tivemos que amargar isso:
Mas mesmo assim, há um grande número de leitores que se recusa a trocar dilmas por revistas que não tenham um mix que as agrade em 100%. E quando tem, alguns desse grupo compram, outros preferem a opção que tem sido mais em conta nos últimos anos: encadernados, devido a fatores como melhor acabamento, etc.
Simples ou luxuosos, o encadernado te dá a opção de saber o que está comprando e que você só tenha aquelas aventuras daquele personagem título em específico. Muitas histórias lançadas em mix ficam a serem lançadas em encadernados após alguns anos depois de publicados na revista Mix, mas isso não é garantido. Poder Supremo por exemplo, foi uma série excelente no selo Marvel MAX ( substituída por uma mais fraca, a Esquadrão Supremo da Marvel Knights) mas que nunca ganhou encadernado. Sete Soldados da Vitória do Grant Morrison, até hoje ainda não recebeu o encadernado que merecia. Porém, os X-Men de Joss Whedon, já tiveram suas fases sendo publicadas em duas coleções diferentes!!!
De algum tempo para cá, a Panini tem lançado personagens que não cabem no mix das suas revistas de linha em encadernados próprios que saem bimestralmente ( ou não) como Justiceiro, Demolidor do Mark Waid, Novos Titãs, dentre outros. Muito legal, pois assim só compro o que quero. Mas me privo da possibilidade de talvez conhecer alguma coisa nova , um novo lançamento sem ser por meio de comentários na web, ficando fadado a sempre mais do mesmo.
Os melhores encadernados com papel especial, capa dura, costurados são ainda muito caros. E se comprados fora de época tem gente que explora muito o consumidor. Os mais simples, em média na faixa de preço de R$ 19,90 a R$ 25,90, conseguem agradar mas as vezes recebem críticas devido aos fãs acharem que determinada publicação como por exemplo O Monstro Pântano de Alan Moore, não deveria sair em papel pisa-britte.
De qualquer maneira o leque de opções é muito variado sim e podemos escolher qual a melhor para a nossa coleção ( e nossos bolsos). Encadernados, revistas Mix, depende do título em questão e depende de nossa opinião sobre o material. No final, o leitor está ganhando bastante ( e as editora$ também).
Galera da Cabana do Leitor, convido vocês a visitarem meu blog aonde também tenho outras postagens e sessões . portanto venham conhecer a Enquadrinhados e conferir tudo sobre HQs!!!