Um dos jogos mais esperados do ano é certamente Gotham Knights que será lançado pela Warner Games, e um dos personagens que mais despertam curiosidade e o Capuz Vermelho (Red Hood), aqui dublado por Stephen Oyoung.
O dublador do personagem em Gotham Knights, Stephen Oyoung, fez um bate papo incrível com o Cabana do Leitor a respeito deste desafio e falou sobre sua carreira. Além de Red Hood o ator fez papeis em séries como O Legado de Júpiter.
Confira abaixo a entrevista.
Gostaria de começar com uma pergunta importante. Você é fã de quadrinhos e jogos? Quais personagens mais gosta e qual seu jogo favorito?
Stephen Oyoung: Eu sempre fui um cara muito fã de quadrinhos, eu virei fã mesmo e comecei a colecionar quando conheci a Malibu Comics, eu acho que isso era 1993, mais ou menos. E ai a Malibu virou a Image que ai me levou pra Marvel e pra DC e quando vi, no final dos anos 90, quadrinhos estavam em alta! Eu sempre fui muito fã haha, eu queria ser quadrinista antes de querer ser lutador ou ator, sabe? Eu passei minha adolescência desenhando heróis. Meu herói favorito sempre foi o Homem-Aranha. Sobre meu jogo favorito, eu tenho dois: Resident Evil 4 e Metal Gear Solid III. Eu adoro as cutscenes, a ação e tudo nesses jogos.
Agora falando sobre seus trabalhos, você já atuou em séries de TV além de dublar personagens de jogos, qual trabalho você acha mais desafiador?
Stephen Oyoung: Definitivamente, a pressão é maior para filmes e séries. Quando estou participando de algo com captação de movimento, não tenho muitas preocupações, me sinto mais tranquilo, consigo viver no momento, é a sensação de estar no palco no teatro, sabe? Muitas pessoas acham esse método mais difícil, mas eu sou das artes marciais, expressão corporal é o “meu rolê”. Mas resumindo, eu acho séries e filmes bem mais desafiadores e difíceis.
O jogo do Spiderman da Insomniac Games foi um grande sucesso, superando em números de vendas o sucesso de God of War. Você já esperava todo esse alcance quando participou da dublagem do jogo?
Stephen Oyoung: Eu não fazia ideia! Eu sei que a franquia do Homem-Aranha é gigante, o personagem é, mas teve um espaço de seis anos ali no jogo, sabe. Eu fui fazer a audição, só fazia captação de movimento e era dublê, mas não fazia muito trabalho de dar minha voz original a um personagem. Essa foi a primeira vez que fui um personagem principal em um jogo, eu pensei “ok, mais um trabalho, bem legal, um videogame!”. Eu até coloquei no meu currículo essa experiência como “Jogo do Homem-Aranha ainda sem nome” e o jogo nem havia sido anunciado haha então eu meio que vazei informações sem querer porque acharam isso na internet, 2 ou 3 anos antes do jogo estrear. Eu fiquei aliviado que as pessoas gostaram do jogo e principalmente do meu personagem, especialmente os Brasileiros!!
Sério?!
Stephen Oyoung: Sim! Um terço do meu público é do Brasil!!! É surreal!
Gotham Knights foi uma surpresa para os fãs de Batman, a escolha dos personagens, “os Robins”, bem interessante para um jogo cooperativo. Como você foi escolhido para o papel? Tiveram testes ou já te chamaram diretamente para dublar o Red Hood?
Stephen Oyoung: Eu queria estar nesse nível onde as pessoas simplesmente me dão papéis tipo “ei você quer esse papel aqui?” e aí eu falo sim ou não, sabe? Teve um processo de audição com a WB Games Montreal e não sabíamos para o que estávamos nos aplicando, o teste foi todo com um roteiro falso e tinha todo tipo de pessoa por lá: alta, baixa, loiro, moreno, musculoso e tinha eu. Eu só pensei “isso vai ser interessante”. Eu só sabia que não era o papel do Batman porque… Ele está morto, né.
Sim! Descobrimos isso há uns dias, na San Diego Comic Con, então é mesmo verdade?
Stephen Oyoung: SIM! Ele está morto, tipo, com certeza, de verdade. Morto. E isso torna o jogo interessante e… controverso. Vamos ver o que o pessoal vai achar, eu to bem otimista! Me diverti muito participando desse projeto. No papel do Mister Negative, eu era algo novo, podia criar sem me preocupar muito… Nesse novo papel eu estou sendo comparado com pessoas como Jensen Ackles!
Ah! Pode ficar calmo, eu só vi reações boas justamente porque conhecem seu trabalho como Mister Negative!
Stephen Oyoung: Claro! Brasileiros são sensacionais! Eu compraria uma pizza pra todos vocês se eu pudesse! Eu tenho certeza que foram os brasileiros que começaram ou pelo menos engajaram muito a campanha pra eu viver o Martin Li em algum suposto filme e sabe, a Marvel vê essas coisas, eu acredito muito no poder das redes sociais. O sonho é obviamente viver o Mister Negative em um live action, mas eu já estaria feliz servindo um café pelo set!
Você já participou da dublagem de outros jogos famosos, como Cyberpunk 2099, Death Stranding e No More Heroes III. Qual dos seus trabalhos de dublagem você gostou mais de participar?
Stephen Oyoung: O No More Heroes III foi o mais divertido em termos de personagem, sabe! Mas foi bem rápido esse trabalho…Teve um que também foi muito bacana, mas me deixou nervoso foi Death Stranding, eu pude trabalhar com o Mads Mikkelsen e foi incrível, eu sou super fã e ai eu só pensava “como ele é legal”. Ver o Kojima dirigir a gente, ali, ele mesmo, foi muito doido e surreal!!!
Ainda falando sobre dublagem, qual personagem de videogame você gostaria de dublar?
Stephen Oyoung: Bom, seria incrível ser alguém de Metal Gear, sabe… o sonho seria o ser o Solid Snake.
Voltando um pouco para a atuação, você interpretou o Tectonic em Jupiter’s Legacy, como é a sensação de interpretar um personagem com super poderes?
Stephen Oyoung: Pra mim, foi incrível! Foi uma das primeiras vezes que eu fui um herói. Eu pude fazer parte de um time sensacional e de ser um protagonista! Alerta de Spoiler: eu morro, mas tudo bem! Eu criei uma relação muito legal com o time, foi uma experiência sensacional. Era algo diferente de tudo que eu já tinha feito em qualquer setor.
O que é mais desafiador: atuar como vilão ou como herói?
Stephen Oyoung: Eu acho que fazer o herói é mais difícil, você tem que encontrar um equilíbrio entre ser algo que todos simpatizam e ainda sim ser interessante, não pode ser ultra ousado. E com o vilão você pode ser extremo com qualquer coisa que você faz. Mas é igual na vida real, o que é mais difícil? Fazer as pessoas gostarem de você ou ser um completo babaca com todos? hahaha
E sabemos que o MCU ainda reserva muitas aventuras para o Spiderman de Tom Holland, se houvessem planos para que o Martin Li / Mister Negative nas telonas, você gostaria de interpretá-lo?
Stephen Oyoung: A resposta é sim! Óbvio! Claro! Eu adoro toda essa ideia de multiverso e todo o universo do Homem-Aranha com o Tom Holland. Esse é verdadeiramente o meu sonho, isso seria uma virada na minha vida, seria muito muito legal. Sem dúvidas, eu ia amar ser Martin Li.
Sinta-se à vontade agora para deixar um recado para seus fãs brasileiros!
Stephen Oyoung: Eu quero dizer que vocês são fod*!!! Vocês são pik*! Alguém no twitter me chamou disso e eu fui pesquisar e depois que entendi, é isso, vocês são pik*! Muito obrigado! Por tudo! Vocês estão no meu coração, estou louco pra ir conhecer vocês numa convenção (: