Connect with us

e-Sports

Entrevista: Jean-Francois Caron, Head Coach da KaBuM! e-Sports, fala sobre Off-Season e CBLoL 2018

LOJA DC 4

O time da KaBuM! e-Sports foi o grande campeão dessa etapa do Circuito Desafiante. Com isso, a equipe estará de volta ao CBLoL para a temporada 2018. Como primeiro reforço para o próximo ano a organização anunciou o ex-técnico da Fnatic Academy, Jean-Francois “Nuddle” Caron. O Cabana do Leitor foi atrás do reforço da KaBuM! e ele nos cedeu com exclusividade uma entrevista falando sobre a próxima temporada, seu Off-Seaon e outras coisas a mais. Confira abaixo a entrevista.

Cabana do Leitor: Quais as suas expectativas para essa temporada como Head Coach aqui no Brasil?

Jean-Francois Caron: Não tenho expectativas particulares. Depois de assistir o último split, eu já vejo o quão perto a concorrência chegou no Brasil ao longo do tempo. Então, se alguma coisa, eu prefiro definir um objetivo sobre as expectativas, onde nosso objetivo será continuar melhorando como uma equipe para estar no nosso melhor quando realmente importa.

CDL: Você já acompanhava o cenário competitivo brasileiro ou tudo será uma novidade pra você?

Jean-Francois Caron: No geral, conhecia o cenário brasileiro como um todo. Conhecia maioria dos melhores jogadores do CBLoL, conheço todas as organizações que estiveram durante algum tempo. Quando se trata de especificidade, obviamente, tenho muito a seguir para aprender, e é nisso que o meu Off-Season consistirá, estarei estudando cada equipe que não tivemos como parceiro principal em scrims para estar completamente pronto para a temporada.

CDL: Como foi que a KaBuM! e-Sports chegou até você? Foi algo esperado da sua parte?

Jean-Francois Caron: Acordei uma manhã e recebi uma mensagem deles, bem normal para ser honesto. Me perguntou se eu estava livre para testes imediatos, e não muito tempo depois, há cerca de 4 meses atrás, comecei a trabalhar com eles da minha casa no Canadá. No começo, não sabia o que esperar, mas sinto-me afortunado de ter jogadores que desejem aprender todos os dias e respeitar o que quero colocar na organização, com a óptica de nos tornar melhores a cada dia.

CDL: Todos sabemos que a comunicação é algo importante dentro e fora de jogo. Você acha que o fato de você falar outro idioma vá dificultar a sua adaptação com o time? Ou vai ser algo tranquilo ? Visto que a temporada 2018 ainda vai demorar para ter início.

Jean-Francois Caron: Considero-me afortunado, sendo um falante francês nativo e aprendendo inglês quando tinha 12 anos, aprender línguas é algo que vem naturalmente para mim. Com o jogo, também fiz muitos amigos brasileiros no passado, então eu conheci o básico antes mesmo de começar meu trabalho com a equipe. Estou fazendo muitos esforços para me adaptar ao idioma, assistindo a transmissão brasileira em português quase todos os dias. Eu também me sinto afortunado porque meus jogadores estão fazendo esforços para me entender, e a organização também me está ajudando.

Eu também vejo isso mais como um desafio do que uma dificuldade. Um desafio é uma chance de se empurrar, um motivo para querer melhorar e melhorar cada dia. Sim, talvez eu esteja treinando uma equipe da League of Legends, mas às vezes é muito mais, aprender um 3º e 4º idioma só me ajudará, e o mesmo pode ser dito para os meus jogadores. Para mim, o conhecimento é o nome do jogo, e com todos os jogos que são apresentadores em todo o mundo, isso só pode nos ajudar como uma organização a longo prazo.

Tradução: Felipe Marcel (Canal Crítica de Sofá: Clique aqui e Canal Cabana do Leitor: Clique aqui)

LOJA DC 4
Comments