Nota: Os personagens descritos neste conteúdo foram retirados das aparições dos trailers do filme Batman, uma vez que esta redatora não assistiu ao longa.
É hoje meus amigos, que estreia nos cinemas brasileiros o filme Batman, dirigido por Matt Reeves e estrelado por Robert Pattinson ao lado de Zoë Kravitz, Colin Farrell, Paul Dano, Andy Serkis, Jeffrey Wright, entre outros.
Não há como negar que para muitos fãs do célebre herói do Universo DC, a ansiedade deve estar lá em cima, dessa forma, nós do Cabana do Leitor, resolvemos trazer uma matéria especial, sem spoilers, contando um pouco sobre a origem nos quadrinhos dos personagens da nova produção cinematográfica.
Batman
O famoso detetive do Universo DC, teve sua criação pelas mãos dos artistas Bob Kane e Bill Finger, os quais se inspiraram em personagens como o Sombra, Zorro e “Dick Tracy”. Todavia, destaca-se que os primeiros esboços do Batman, foram traçados por Kane, enquanto Finger ficou a cargo das artes finais, realizando assim inúmeras melhorias no traje do herói, que vieram a estar presente em sua estreia, no título Detective Comics # 27, de maio de 1939.
Alfred
O fiel mordomo da família Wayne, teve a sua primeira aparição nos quadrinhos, em Batman #16, que foi lançado em abril de 1943, contudo, a sua aparência não era como a conhecemos atualmente, visto que tinha uma estatura baixa e estava “acima do peso”. Mas e como Alfred chegou à forma presente nos dias de hoje? Bom, foi graças a atuação do ator William Austin na produção O Morcego (1943), o qual levou os artistas de HQ’s, a alterarem a fisionomia do personagem, como uma pessoa magra e de fino bigode. Tal “transformação” surgiu inicialmente em tiras diárias em preto-e-branco para os jornais, seguindo seu rumo até as obras coloridas, como por exemplo Detective Comics #83 de 1944.
Comissário Gordon
Visto no filme de Matt Reeves como Tenente Gordon, o “parceiro” de Batman na polícia de Gotham, foi criado por Bill Finger e Bob Kane, tendo sua primeira aparição nos quadrinhos, em 1939, como aquele que caçava o “Homem-Morcego”. Com o tempo, o policial notou que o cruzado encapuzado estava do lado da lei, visto que começou a colaborar com o departamento. Logo, foi-se criado um poderoso holofote com o símbolo do morcego, denominado como “Bat-sinal”, ele seria usado sempre que fosse necessário, para que os aliados pudessem se encontrar em situações de urgência.
Mulher-gato
“A Gata”, muitos desconhecem, mas este foi o nome inicial da Mulher-Gato, que apareceu pela primeira vez nos quadrinhos em Batman #1, de 1940. Criada por Bob Kane e Bill Finger, a personagem surgiu como uma misteriosa ladra de joias, que cometeu diversos roubos disfarçada como uma mulher idosa, a qual no final do título, é revelado ao leitor que ela era na verdade uma mulher jovem e atraente. Sem um nome de batismo definido, Mulher-Gato surgiu em outras edições das HQ’s do Batman, sendo uma vilã ao mesmo tempo que um interesse “amoroso” do herói.
Charada
Edward Nashton “Nygma”, vulgo Charada, surgiu pela primeira vez nos quadrinhos, através do título Detective Comics #140, lançado em outubro de 1948, o qual estava usando um collant verde cheio de interrogações e uma máscara roxa. Criação de Bill Finger e Dick Sprang, o vilão da cidade de Gotham é um gênio do crime obcecado por enigmas, quebra-cabeças e jogos de palavras. Quando comete um crime, ele adora enviar pistas complexas ao Batman e a polícia!
Pinguim
Oswald Chesterfield Cobblepot, popularmente conhecido como Pinguim, foi criado por Bob Kane e Bill Finger (criadores do Batman), e teve sua estreia nos quadrinhos em 1941, no título Detective Comics #58. Apesar de sua “estreia” na década de 40, a origem do vilão só foi trazida ao público 40 anos depois, em 1981, quando mostraram a história do garoto que sempre teve um fascínio por aves e que anos depois, se tornaria um implacável inimigo do protetor da cidade de Gotham.