A era das IAs chegaram e para onde você olhar tem um “exterminador do futuro” (IA) por aí. A tecnologia a cada ano assusta de uma forma “assustadora”, seja em qualquer área desde finanças a artes.
Inclusive ontem foi revelado que a industria do cinema pretende já substituir atores por avares feitos por IA o que foi um dos motivos que gerou a greve dos roteiristas e atores nos EUA.
Obviamente, a IA não vai substituir os humanos (ainda), pois ainda não tem criatividade e capacidade de desenvolver algo do zero. A indústria dos animes parece não está isenta desse “crescimento” e o presidente do Studio WIT (Pokémon e Spy x Family) andou se manifestando sobre o assunto.
George Wada em sua mais recente viagem à Anime Expo 2023 subiu no palco do evento e discutiu sobre os projetos futuros de sua equipe, durante a sua apresentação, um fã fez um questionamento sobre a IA.
O presidente foi questionado se a tecnologia poderia trabalhar com animes futuramente, a resposta foi a seguinte:
“No Production IG e no WIT, achamos que podemos colaborar com [AI] para fazer nosso trabalho. A indústria está sobrecarregada, então, se puder fornecer alguma ajuda para evitar que fiquemos sobrecarregados, talvez possa ajudar a mudar o ambiente de trabalho para o melhorar.”
A resposta para a dúvida foi bastante descontraída. Mas o produtor não se sentiu intimidado na área pela IA. Os estúdios que trabalham na área de animes sentem alguns problemas e querem trabalhar em animação principal, coloração, design de personagens ou cenário de fundo.
O Wada está certo no ponto que a indústria anda um tanto sobrecarregada, a IA ajudaria os estúdios a aliviar o congestionamento de diversas produções, mas o tratamento acaba errando o objetivo.
A indústria dos animes andam sofrendo com altos volumes de trabalho, muitas vezes com salários nada dignos, horários insalubres e muitas horas extras. Os trabalhadores tem que se submeter a deixar o cargo por muitas vezes, por conta desses trabalhos excessivos. Obviamente a IA não irá a ajudar a melhorar as condições de trabalho excessivo.
Bem, só o tempo vai dizer se a IA será capaz de fazer um trabalho criativo. Os muitos criadores que estão lutando por sua arte e a IA virou o “exterminador do futuro” de muitos.