Ao que parece, a Microsoft estaria implantando uma nova estratégia no mercado de games, levando a marca Xbox a outros horizontes e ampliando a oferta de seus jogos – até o momento, exclusivos – para outras plataformas, incluindo as atuais “rivais”.
De acordo do podcast XboxEra, fontes não identificadas afirmam que há estudos para que Starfield – o grande lançamento do Xbox em 2023 – seja lançado no PlayStation 5 num futuro próximo, juntamente com outros títulos como Hi-Fi Rush e Sea of Thieves.
Estas mesmas fontes sugerem que a Microsoft planeja introduzir o RPG da Bethesda no console da Sony logo após o lançamento da expansão Espaço Estilhaçado no Xbox e PC , programado para o segundo semestre deste ano. Outros indícios para o rumor tomar força é que a equipe liderada por Phil Spencer teria aumentado seus investimentos nos kits de desenvolvimento do PlayStation.
Outro título exclusivo que pode chegar ao PlayStation 5 seria o recém-anunciado Indiana Jones e o Grande Círculo. Segundo publicação do site The Verge, a Machine Games estaria considerando lançar o jogo no console da Sony, alguns meses após seu lançamento no final de 2024.
Tais ações englobariam uma nova abordagem multiplataforma por parte Microsoft após a aquisição da Activision Blizzard, com a empresa decidindo quais jogos manter exclusivos para o seu ecossistema – consoles, PC e nuvem – e quais disponibilizar para o Nintendo Switch e PlayStation 5 no futuro.
Essa alegada estratégia da Microsoft ganhou mais força com as declarações do CEO da empresa, Satya Nadella. Em uma entrevista ao Bloomberg no mês passado, ele expressou que considera a aquisição da Activision Blizzard como uma oportunidade promissora para mudar sua posição no cenário dos jogos, saindo do que ele chamou de “a terceira posição”. Agora, a empresa teria a possibilidade de se tornar uma editora de destaque não apenas no Xbox, mas também na Sony, na Nintendo e no PC.
“Nós temos uma paixão pelos jogos. Na verdade, o Flight Simulator foi desenvolvido antes mesmo do Windows. Porém, estávamos ocupando a terceira ou quarta posição, e agora, para ser franco, com a aquisição da Activision, vejo que temos a chance de nos tornar uma editora proeminente na Sony, na Nintendo, no PC e no Xbox”, explicou o executivo.