Connect with us

Tempo

Exposição “O Mundo Segundo Mafalda”

Carla Rocha

Published

on

LOJA DC 4

“O Mundo Segundo Mafalda” é uma viagem pelo universo da personagem e suas histórias em quadrinhos que cativam leitores de todo o mundo. A exposição interativa comemora os 50 anos da personagem criada pelo cartunista argentino Quino (Joaquin Lavado) e está instalada na Praça das Artes, localizada no centro de São Paulo, após ter passado pela Argentina, Chile, Costa Rica e México. As tirinhas da personagem foram publicadas entre os anos de 1964 e 1973 em meio à ditadura. Por isso, são cheias de críticas ao modo de vida da sociedade da época.

Logo ao entrar na exposição, já nos deparamos com o carro onde a personagem passeava com a família e também os objetos preferidos dela, entre eles, “O microfone” e o “capacete para deixar sair ideias”. A mostra atrai tanto crianças quanto adultos e nos insere no pequeno universo de Mafalda reproduzido em cenários como sua casa, seu quarto, seus objetos, além de um espaço onde são reproduzidos os globos terráqueos iguaizinhos aos quadrinhos e que mostram a percepção de Mafalda sobre o mundo. Na mostra existe um espaço dedicado ao Quino, filho de pais espanhóis nascido na Argentina, onde é contada um pouco da sua história e como ele começou a desenhar. Além disso, a exposição mostra também um pouco dos seus amigos Manolito, Felipe, Susanita e Miguelito.

Foram recriados também alguns dos ambientes frequentados pela personagem, como a mesa familiar, a vitrola que toca seus amados Beatles, uma antiga TV em preto e branco e outros objetos, como móveis comuns à classe média da época. A exposição também possui outros espaços bem interessantes como uma sala com puffs onde as pessoas podem se sentar para ver os desenhos da Mafalda e também um espaço para as crianças exercerem a criatividade e fazerem desenhos com a ajuda de monitores. Além disso, é possível visitar um anexo, onde foi recriado o apartamento de seus vizinhos exatamente e dá para se ter uma noção de como as famílias viviam naquele ambiente.

A mostra tem entrada gratuita e ficará em cartaz até 28 de fevereiro, sempre das 9h às 20h. Confira algumas fotos:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Comments