O novo jogo de F1 2022 da Codemaster trouxe visíveis diferenças em comparação ao seu antecessor, muito por causa das novas regras adotadas pela FIA quanto às corridas de 2022, que alteraram a construção dos carros, como no caso da aerodinâmica, na volta do efeito solo, aumento no tamanho dos pneus, dentre outras.
O jogo, contudo, conseguiu entregar com grande satisfação os efeitos gerados, o que agradará os fãs da franquia, assim como entrega a novos jogadores uma boa experiência como piloto.
O primeiro ponto a ser comentado é o gráfico do jogo no tocante às pistas de corrida e aos veículos utilizados, que chegaram ainda mais realistas.
Todavia, ainda que não seja o foco do jogo, a Codemaster deixou em segundo plano as animações e o visual dos humanos, que parecem feitos plásticos, mas, para nossa felicidade, esse quesito não afeta a imersão que o jogo traz no seu verdadeiro objetivo, qual seja, as corridas.
Ainda quanto ao visual do jogo, a Codemaster introduziu nessa sequência novas animações de vitórias que destacam os desgastes dos carros após o circuito, assim como novos ângulos de câmeras no pódio, o que atualiza características do jogo que estavam datadas.
Além disso, o novo F1 cuidou de melhorar o aspecto narrativo das corridas, dando aos jogadores a opção de mudarem o locutor das corridas, podendo escolherem entre David Croft e Alex Jacques.
Um ponto que merece grande destaque nessa nova edição do F1 2022 é a IA, que se adapta muito bem ao nível do jogador, mantendo um perfeito equilíbrio de dificuldade que mantém motivado até mesmo aquelas pessoas que não curtem muito esses tipos de jogos.
A nova IA consegue dar ao piloto corridas bem equilibradas e empolgantes, concedendo aos novos jogadores uma boa experiência de corrida para que não se sintam desanimados com a facilidade da vitória ou irritados com uma dificuldade estilo Dark Souls. Nesse quesito a Codemaster acertou em cheio.
Outras novidades bem vindas ao F1 2022 é o modo Sprint e a compatibilidade do jogo com os óculos RV para PC. Contudo, para aqueles jogadores mais veteranos do modo RV em jogos de corrida, a versão 2022 da franquia não traz nenhuma característica nova, o que não torna a experiência menos divertida, visto que a desenvolvedora despendeu um bom tempo de trabalho para acrescentar alguns itens visuais mais imersivos para o jogo.
O grande troféu desse novo jogo da F1 é com certeza a corrida, que conta com novos carros da Fórmula 1, como rodas maiores que os modelos anteriores, maior estabilidade nas curvas devido ao aumento no peso dos veículos, que tornam a corrida ainda mais apimentada e estratégica que os jogos anteriores, pois aumentam o controle dos carros.
A administração dos times também é bem divertida, mas para novos jogadores é um pouco complicada, o que poderá prejudicar de certa forma o desenvolvimento do seu carro nos circuitos, que acabarão estando em desvantagem mecânica aos demais, assim como pode levar ao fim das peças do seu carro antes mesmo do final do Grand Prix.
Em suma a Codemaster se saiu muito bem no tocante à corrida, mas pecou bastante nas atividades extras do jogo, como no caso do F1 Life, que tem como propósito dar ao jogador um pouco do gostinho da vida dos pilotos da Fórmula 1 fora das pistas, mas faz isso de forma chata, que não causa ao jogador qualquer interesse de investir parte do seu tempo nessa modalidade do jogo.
Estranho que a parte mais fraca do jogo foi a escolhida para conter a maior parte do sistema de monetização costumeiro da EA e os prêmios provenientes das conquistas por tempo de jogo, que consistem em sua maioria, itens para uma sala de descanso que você verá mais como um pano de fundo da tela inicial e nada mais.
Claro, outros jogadores podem visitar sua salinha, porém, do jeito que a coisa está, fica a questão do porquê qualquer pessoa teria o interesse de gastar parte do seu tempo fazendo isso.
Outro aspecto secundário que também ficou fraco é a questão dos supercarros, que você compra para ver e usar em corridas super limitadas. Contudo, nas poucas vezes que o jogador utilizar esses veículos, será palpável que a Codemaster realmente dominou bem a arte de recriar a física dos carros e corridas em seus jogos.
Com tudo o que foi apontado, o saldo é positivo por ser um jogo de corrida atraente tanto a veteranos quanto a novos jogadores por causa de sua IA adaptável, assim como pelas mudanças adotadas nas regras dos carros e inseridas no game que garantem maior controle do carro e corridas bem mais estratégicas e divertidas.