Depois de alguns meses de espera, o Festival Internacional de Cinema de Paraty finalmente deu as caras sobre o que se pode esperar deste evento.
Focados em transformar todas as cidades do interior do Rio em polos culturais o evento foi concebido, organizado e curado pelos irmãos Bruno e Jane Saglia (também organizadores do Festival de Cinema de Vassouras) os promotores culturais escolheram a Região da Costa Verde para o seu próximo grande evento de cultura.
Vale dizer que os eventos promovidos pelos irmaõs são focados em não apenas centralizar o evento em um espaço especifico, mas promover a arte, incentivar o turismo local, fortalecer a cultura, além de realizar fóruns, palestras, debates e encontros com especialistas da área, entre outras atividades.
A exemplo do Festival de Cinema de Vassouras que levou todos a conhecerem a cidade, que iriam da sua parte artistica a até mesmo gastronomica.
As categorias de premiação do Festival Internacional de Cinema de Paraty são:
- Longa–metragem ficção brasileiro;
- Longa-metragem documentário brasileiro;
- Curta-metragem ficção brasileiro;
- Curta-metragem documentário brasileiro;
- Curta-metragem animação brasileira.
- Longa-metragem ficção internacional;
- Curta-metragem ficçao internacional.
Vale dizer que até mesmo criadores locais terão a possibilidade de concorrer a um prêmio especifico que foca nos realizadores da região.
Além disso, os premiados nas categorias Melhor Curta-metragem e Melhor Longa-metragem de Ficção Brasileiro serão automaticamente submetidos a outro grande evento, Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF). Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro também trará exibições ao evento.