Recentemente lançado, FIFA 22 pode ser o último jogo da franquia a carregar a marca da maior federação de futebol do mundo em seu nome. Isso porque a EA Sports, segmento da Eletronic Arts que gerencia seus jogos esportivos, está considerando não renovar o contrato com a FIFA, que se encerra agora em 2022, por mais tempo.
Há algum tempo, também tivemos o rumor de que possivelmente o próximo jogo da franquia será gratuito, sendo assim, é possível que a EA esteja buscando cortar o gasto da parceria com a FIFA uma vez que não deve receber mais a receita da venda do jogo base.
Quem comentou sobre o assunto foi Cam Weber, diretor geral da EA Sports, que fez questão de sinalizar que essa possibilidade ainda está sendo estudada, e mesmo que venha, a encerrar sua parceria com a federação, devem manter o licenciamento com ligas e times pelo mundo, uma vez que os licenciamentos são realizados por outros contratos e não pela FIFA.
Além disso, o Weber também fez questão de comentar que a equipe vai continuar mantendo o foco em trazer melhores experiências de jogo e simulação de futebol:
“O futuro do futebol é enorme e brilhante. A nossa prioridade é assegurar que temos a oportunidade de continuar a entregar as melhores experiências interativas de futebol do mundo. Mais uma vez, obrigado pelo seu apoio e feedback sobre o jogo deste ano. Estamos ansiosos por criar o futuro do futebol com vocês.“
A EA Sports e a FIFA fizeram parceria pela primeira vez em 1993, no jogo FIFA International Soccer, lançado para Super Nintendo e Mega Drive, e desde então sempre trabalharam juntas.