Parece que o jogo da Epic Games, Fortnite, não pode ser mais jogado nos sistemas operacionais mais usados no mundo para celulares.
Depois de ser removido da App Store da Apple, Fortnite também foi removido da Google Play, a loja de apps do Google para celulares. A medida também foi tomada pela Google por que a Epic feriu os termos de uso da loja digital.
A mudança vem como resultado direto da Epic Games adicionando uma nova atualização, onde os jogadores de Fortnite poderiam pagar a empresa diretamente por compras no aplicativo, a um custo menor. Embora os usuários de Android provavelmente ficarão chateados com a decisão, a atualização da Epic claramente quebra as regras do Google. Especificamente, os termos de serviço do Google dizem que “o conteúdo do jogo deve usar o Google Play In-app Billing como método de pagamento”. A Epic está bem ciente dessas regras e o CEO Tim Sweeney deixou claro que está insatisfeito com as políticas da Apple e do Google.
Parece bem provável que tudo o que aconteceu hoje foi planejado pela Epic Games. Dado o vídeo, e a atual campanha #FreeFortnite, a empresa sabia com antecedência qual seria a resposta tanto do Google quanto da Apple.
Sweeney foi franco sobre as políticas das duas empresas, e tentou evitar listar Fortnite na Google Play Store o maior tempo possível. Em abril, o jogo foi finalmente adicionado à Google Play Store, mas a Epic estava claramente infeliz. Em um comunicado divulgado na época, a empresa alegou que o Google coloca as empresas que trabalham em torno da Play Store em desvantagem.