Free Fire é um dos jogos para smartphones mais populares do mundo, e a Garena é uma das empresas que mais investem em políticas de inclusão de minorias em suas plataformas, e estes elementos culminaram para que dois streamers do jogo fossem banidos de suas plataformas.
Tudo começou quando dois streamers da organização Fluxo, Buxexa e Welington “Racha” (que tem como dono um dos maiores jogadores do jogo no Brasil, Nobru) fizeram um deboche referente a um comentário que Nobru fez no Instagram de uma influenciadora digital Marcella Pantaleão, que é uma mulher trans.
– O Nobru comentou numa foto de uma ruiva…botando coraçãozinho no olho. Era uma ruiva de três pernas. Ave Maria – falou Buxexa em meio de risadas.
– A minha mulher me mostrou que o Nobru comentou nessa foto aqui e disse “isso aqui é um homem” – complementou Welington “El Racha”.
Após enorme repercussão dos comentários transfóbicos, Marcella se pronunciou nos seus perfis pessoais denunciando a transfobia sofrida. Após as falas, a Fluxo se pronunciou nas redes sociais, comunicando o desligamento do streamer Buxexa que fazia parte do quadro de funcionários da empresa.
A Garena por sua vez também se pronunciou e comunicou o desligamento dos dois streamers do quadro do seu serviço de stream Booyah! e do programa de influenciadores da Garena.