A Gamescom Latam, o maior evento de jogos do mundo, abriu oficialmente as portas para o público geral na quinta-feira (01). Com diversos estandes criativos e experiências interativas, os fãs puderam vivenciar o melhor do universo, incluindo iniciativas voltadas à inclusão e à acessibilidade espalhadas pelo Distrito Anhembi.
Entre as diversas iniciativas de acessibilidade presentes no evento, o estande da Claro oferece recursos voltados a pessoas com deficiências motoras, visuais e neurodivergências, como o TEA (Transtorno do Espectro Autista).
O espaço contou com recursos como óculos especiais para sensibilidade visual, pensados para pessoas que têm dificuldades com luz intensa ou luz amarela e também squishies, adesivos com textura macia, que ajudam a manter as mãos em movimento, auxiliando pessoas autistas a se sentirem mais confortáveis no ambiente.

Bárbara, mãe de Lorenzo, um menino autista de nível 1, compartilhou sua experiência no estande: “Foi uma experiência agradável. O primeiro stand que proporcionou essa sensibilidade. Embora meu filho não tenha muita sensibilidade ao barulho, ficou nítido que ele ficou mais à vontade. A iniciativa foi muito boa.“
A AbleGamers tem atuado para proporcionar mais conforto e apoio a pessoas com deficiência no universo dos jogos. “Montamos os controles para doação e todo o processo envolve uma preparação cuidadosa. Procuramos entender se a pessoa já jogava antes, como se sente ao receber um aparelho adaptado e, além disso, oferecemos acompanhamento com psicólogo para avaliar o impacto emocional dessa experiência”, explicou uma das voluntárias.
Essa ação reforça o compromisso com a inclusão de pessoas com necessidades especiais em grandes eventos, mostrando como pequenas adaptações podem criar um impacto positivo e claro, marcar a vida de cada pessoa. Você também pode acompanhar o trabalho e depoimentos de várias pessoas através do Instagram da Able Gamers (@ablegamersbr).