Connect with us

Livros

Semana do Terror | Dois thrillers psicológicos que você não pode perder

Raiza Soares

Published

on

LOJA DC 4

O que lhe aterroriza mais?

No gênero terror temos infinitos caminhos, mas os que fazem deste um gênero arrepiante são os terrores físicos e psicológicos.Thrillers de suspense que mexem com a nossa mente estão em alta, e quem sabe muito bem como nos deixar pasmos é a escritora Gillian Flynn. Com narrativas cruas e personagens que fogem á perfeição, a autora com diversos livros premiados, traduzidos em 28 idiomas e que somam mais de 10 milhões de exemplares vendidos, está aos poucos adaptando suas obras para os cinemas.

Garota Exemplargarota-exemplar

Garota Exemplar fora publicado no Brasil pela Editora Intrínseca. A obra tornou-se um sucesso de público e crítica, chamando atenção para os cinemas, onde fora adaptada em 2014 pela Twentieth Century Fox.

Sobre o Livro:

O livro conta a história do casal Nick  e Amy Dunne. Amy Dunne desapareceu de casa, no dia do seu 5° aniversário de casamento, deixando para trás apenas uma sala bagunçada e sinais de uma possível luta.

Os pais de Amy estão muito angustiados com o sumiço da filha e com o apoio de Nick e da policia, eles juntam esforços para tentar encontrar Amy. Conforme a investigação vai sendo feita e os dias vão passando, Nick aparenta cada vez mais um comportamento estranho, frio e muito inapropriado para a situação, chegando a contar uma série de mentiras para a polícia e logo em pouco tempo ele se torna o principal suspeito do sumiço da esposa.

A narrativa se alterna ao decorrer dos capítulos entre o presente, narrado por Nick e passagens de um diário de Amy narrados por ela, onde ela conta um pouco de sua rotina com o marido nos últimos 5 anos.

Amy narra em seu diário um casamento conturbado, cheio de brigas, medo e que nos faz ter uma péssima visão de Nick. Ao decorrer da leitura, vemos que nada é o que parece e que ambos escondem muitas mentiras. com uma narrativa cheia de reviravoltas vamos aos poucos descobrindo quem realmente são Amy e Nick Dunne.

Sobre o Filme:

O início do filme eu realmente achei chato, arrastado e até forçado. Também não queria ter que dizer isso, mas o Ben Affleck deixou o personagem Nick extremamente chato e sem carisma. Não gosto dele como ator, escritor, roteirista e nem diretor. Batman vs Superman ficou uma bagunça.

Affleck não conseguiu se conectar com o personagem, já muito pelo contrário, a maravilhosa Rosamund Pike, atriz que fez Amy e conseguiu me manter interessada por ela até o final. A partir de certo ponto a trama parte pra um lado mais dark, e temos um sociopata revelado. Foi aí a parte que poderia me fazer criticar positivamente ou negativamente o filme.

Com exceção de Affleck e de sua atuação rasa como Nick, o filme não desaponta, mas talvez eu seja suspeita para falar, pois gosto muito de histórias de psicopatas, mas aqui vão as minhas críticas.

Eu não considero esse filme como um suspense, não considero como terror, eu o classificaria como Thriller psicológico.

Tanto o filme quando o filme são extremamente misóginos. Não importa se a escritora do livro é mulher, mas nós mulheres somos sim, capazes de reproduzir machismo. O mero fato do roteiro do filme e do livro terem sido escritos por uma mulher não exime o teor misógino do  texto. O problema está lá e precisa discutido.

É sempre bom lembrar que nós queremos vilãs. Queremos ver personagens interessantes, que têm motivações diversas, que são capazes de tudo aquilo que personagens masculinos são. Queremos diversidade sim. Mas não dessa maneira, não de em um filme que faz um desserviço à todas as vítimas de violência doméstica, estupro e feminicídio.

Lugares Escuros

lugares-escuros-capas

Lugares Escuros fora adaptado em 2015 e dirigido por Gilles Paquet-Brenner, tendo no elenco Charlize Theron, Sterling Jerins, Nicholas Hoult, Chloë Grace Moretz, entre outros.

No suspense francês, somos apresentados a Libby Day. Aos 7 anos de idade ela testemunhou o brutal assassinato de sua família. O acusado do crime é seu irmão mais velho, que é condenado á prisão perpétua. Anos se passam e Libby vive de doações das pessoas que se sensibilizaram com ela, mas ela cresceu, e o dinheiro acabou. Procurada por um grupo de pessoas convencidas da inocência de seu irmão,Libby se mostra cética com essa nova investigação, mas ao ver que pode ganhar dinheiro com isso, começa  a investigar e a questionar o que nunca ousara, além de ter que reviver todo o trauma que a tragédia lhe trouxe.

Será que a voz do assassino era mesmo a de seu irmão?

Em Lugares Escuros embarcamos em um suspense palpável cheio de reviravoltas, um ótimo filme para perder o fôlego!

Outros livros da autora:

Todos os livros são publicados pela Editora Intrínseca.

Já assistiram aos filmes ou leram os livros? Fiquem conectados no Cabana do Leitor para mais novidades”

Revisado e co-escrito por: Bruna Vieira.

Comments