O ator Gérard Depardieu de Astérix e Obélix: Ao Serviço de Sua Majestade e outros grandes filmes foi preso na França por denúncias de assédio sexual.
Segundo a mídia francesa o ator de 75 anos foi acusado formalmente por duas mulheres. As acusações sao baseadas em denuncias relatadas que ocorreram em 2021 – quando Depardieu estava filmando o filme francês Les Violets vertes (As persianas verdes) – e em 2014, durante a produção do filme produzido para a Tv, Le Magicien et les Siamois (O mágico e o siamês).
O ator já responde na justiça pelo caso de Charlotte Arnould, que o acusou de abuso sexual em 2018, este processo ainda tramita na justiça francesa. Outra acusação contra o ator foi feita pela atriz Hélène Darras que o acusou do mesmo crime em 2007, porém a denuncia foi rejeitada pela justiça visando a prescrição do crime cometido.
Outras 13 mulheres também acusaram Gérard Depardieu de agressão sexual em uma reportagem do jornal Mediaport, além disso o ator é acusado também na Espanha mas por estupro pela jornalista e escritora Ruth Baza que teria acontecido em 1995.
O ator já havia negado todas as acusações ao peridico francês Le Figaro em outubro passado denunciando o que chamou de “linchamento” realizado por um “tribunal da mídia“.
Gérard Depardieu ainda sim é defendido pelo presidente francês, Emmanuel Macron, que disse ser um “grande admirador” do ator e que Depardieu “deixa a França orgulhosa“.
Gérard Depardieu não tem previsão de ser liberado da prisão.
No Brasil o número para denúncias de assédio sexual é o 180, que pode ser feita de qualquer lugar do país. Além disso mulheres podem usar formas diversas de se comunicar.