Em 2020, Ghostrunner chegava as plataformas com uma proposta ousada, onde Jack ”The Ghostrunner”, um guerreiro ciborgue, atravessava ambientes Cyberpunk ao som da cativante trilha sonora Synthwave rumo a uma aventura frenética.
Não demorou para que o jogo de ação e plataforma desenvolvido pela One More Level ganhasse a atenção na indústria dos videogames. Com influência de Samurai Jack, três anos após críticas positivas e mais de 2,5 milhões de cópias vendidas, é a vez da sequência Ghostrunner 2 mostrar que bons jogos merecem bis.
Portanto, a assessoria nos concedeu gentilmente uma cópia para compartilharmos o que achamos deste lançamento tão aguardado do segundo semestre de 2023.
Confira nossa resenha de Ghostrunner II!
Dose dupla de desafio
Desde os primeiros detalhes de Ghostrunner 2, a One More Level destacou que o foco do estúdio estava voltado a oferecer uma experiência mais desafiadora. Assim, o estúdio cumpriu a promessa — com direito a bônus!
Nesta sequência ambientada um ano após os eventos do primeiro jogo, não temos apenas uma evolução notável em termos de visual, especialmente nos cenários e iluminação bem detalhados.
Aqui, há um lançamento mais desafiador e refinado, que inclui melhorias gráficas e de jogabilidade. Aliás, o jogo também adicionou um sistema de diálogo, que eleva o nível de imersão na história.
E o melhor de tudo: toda ação acontece ao som de uma bela trilha sonora Synthwave com novas músicas de Daniel Deluxe, We Are Magonia, Gost, Dan Terminus e Arek Reikowski.
Visual encantador
Sem dúvida, um dos pontos mais aclamados do primeiro jogo é a ambientação extremamente detalhada. Afinal, ao primeiro contato com o universo de Ghostrunner, é impossível não se sentir encantado pelos detalhes que tornam a experiência ainda mais imersiva.
Novamente, o estúdio traz níveis de detalhes surpreendentes em Ghostrunner 2. Os cenários transmitem a sensação icônica de estar em um universo Cyberpunk. Inclusive, o visual dos Ghostrunners não deixa a desejar e, cada um deles apresenta um design único, ameaçador e original.
Novas mecânicas
Na continuação, os jogadores podem esperar por lutas mais desafiadoras e interativas contra os chefes de Ghostrunner 2. Isso porque a desenvolvedora proporciona um combate com mais liberdade, no qual os jogadores podem escolher como enfrentar os inimigos mais difíceis.
Por exemplo, os inimigos em Ghostrunner 2 reagem de forma diferente a cada habilidade utilizada contra eles. Ou seja, suas ações são imprevisíveis, portanto, oferece combates diversificados, mas que exigem atenção aos seus movimentos.
Além disso, o jogo traz uma novidade: o bloqueio ativo, uma mecânica exclusiva para os jogadores que passavam por dificuldades em relação à movimentação rápida. Dessa forma, além de surpreender os veteranos, também tornou a experiência mais acessível e convidativa para os novatos que desejam se aventurar pelo universo futurista.
Aqueles que não dispensam uma boa progressão já podem comemorar: o sistema de progressão de Ghostrunner foi totalmente reformulado. Com isso, o jogo dá total liberdade para experimentar e personalizar o estilo de jogo.
Inclusive, há um medidor de resistência que indica a frequência que o protagonista pode correr e desviar dos ataques inimigos. Embora a principal arma de Jack seja a Katana, o jogador terá algumas opções que tornam o combate mais completo, como o uso de Shurikens elétricas.
Exploração
Após a queda da Guardiã das Chaves e a chegada de uma nova era para a Torre Dharma, a esperança da humanidade está nas mãos de Jack, que precisa enfrentar uma seita que está ganhando força.
Neste contexto, Ghostrunner 2 oferece um novo patamar de exploração com níveis não-lineares. Ou seja, o jogador tem mais liberdade para traçar o próprio caminho em níveis complexos. Diferente do jogo anterior, a desenvolvedora trouxe uma novidade empolgante: combate veicular!
Assim, alguns níveis permitem que Jack enfrente inimigos enquanto desvia de obstáculos. Ao mesmo tempo, a sequência eleva o nível de ação do primeiro jogo ao apresentar novos modos que tornam a experiência mais completa, além de itens para colecionar e cenários que escondem segredos.
As Katanas também receberam mecânicas incríveis e além de modelos diferenciados de espadas, o jogo trouxe diferentes animações na hora de inspecionar a arma. Ao progredir no jogo, os jogadores podem investir em atualizações que permitem aprimorar as habilidades de Jack.
Vale a pena?
Sem dúvida, Ghostrunner 2 é uma das maiores surpresas de 2023. Com uma bela apresentação inicial, a sequência abriu caminho para uma combinação ideal entre boa história, jogabilidade desafiadora e ambientação que o tornam um jogo único de fases.
Dessa maneira, este combo resgata a sensação nostálgica de explorar níveis que escondem segredos, enquanto somos desafiados por inimigos poderosos. E tudo isso ao som de uma trilha sonora que entrega o ritmo perfeito para a ação.
Atualmente, há três versões disponíveis de Ghostrunner 2:
- Edição padrão: jogo base
- Edição Deluxe: jogo base, itens exclusivos como a Katana de Ahriman, três espadas únicas e holograma de mão com ID da PSN
- Edição Brutal: ogo base, pacote Deluxe de 4 espadas e skin de mão, espada água animada e skin para a motocicleta 24A