Grand Theft Auto 6 (GTA 6) é tratado como o jogo da década, ou talvez do século. Contudo, seu lançamento pode ser ofuscado por um problema logístico bizarro envolvendo o The Game Awards (TGA), e há quem especule que isso poderia justificar um novo adiamento para 2027.
O jogo, que já teve uma janela de 2025 e depois uma de maio de 2026, agora está com data final para 19 de novembro de 2026. O problema é que a maior premiação da indústria de games tem uma data limite para a eleição de seus candidatos que coincide perigosamente com o lançamento.
GTA 6 pode ser lançado em 2027 ou a Rockstar vai ignorar o The Game Awards
Tradicionalmente, a premiação acontece no início de dezembro, mas a data limite para que as desenvolvedoras submetam seus jogos para análise é na terceira semana de novembro. No ano passado, por exemplo, o prazo foi 22 de novembro. Se o padrão se repetir, o prazo de 2026 deve ser por volta de 20 de novembro.

Com GTA 6 sendo lançado um dia antes (19/11), o jogo estaria, tecnicamente, elegível para concorrer. No entanto, isso daria aos jurados um tempo minúsculo — talvez somente alguns dias já que a premiação anuncia seus indicados também no final de novembro — para jogar e analisar o maior e mais denso lançamento da geração. Isso cria um precedente terrível para a premiação.
Grand Theft Auto 6 será, sem dúvidas, o maior lançamento do ano, e os membros do júri certamente não conseguirão julgá-lo com propriedade em tão pouco tempo. Se a Rockstar raramente realiza eventos de prévia, os jurados estarão, com razão, relutantes em incluí-lo nas indicações sem terem jogado.
Isso coloca os organizadores do TGA em um dilema. Se a premiação mudar suas datas para acomodar GTA 6, pode perder credibilidade. Se ela mantiver as regras, seria absurdo que o maior jogo da década não concorresse ao prêmio de Jogo do Ano, mesmo sendo elegível. Por isso, a especulação de um adiamento estratégico para o início de 2027, garantindo a dominância total no TGA do ano seguinte, começa a fazer sentido.



