Um deputado brasileiro publicou um vídeo sobre o PIX e a nova modalidade de verificação de fraudes nas movimentações financeiras no país superando até mesmo GTA 6 e BTS.
O vídeo rapidamente se tornou viral, alcançando mais de 250 milhões de visualizações em 24 horas, superando até mesmo o trailer de GTA 6 e os clipes das músicas “Dynamite” e “Butter” do grupo BTS. No conteúdo, o político fez especulações infundadas sobre a nova forma de investigação da Receita Federal relacionada à lavagem de dinheiro, o que gerou um grande alvoroço entre os brasileiros.
O que o deputado não mencionou no vídeo é que o monitoramento já existia para valores superiores a dois mil reais, com os bancos e carteiras digitais fornecendo voluntariamente essas informações à Receita Federal, inclusive no caso do PIX. A mudança proposta apenas tornaria obrigatória a comunicação desses dados pelas empresas, e o mínimo para esse monitoramento, anteriormente fixado em dois mil reais, passaria para cinco mil reais.
Após a grande repercussão do vídeo, o governo brasileiro decidiu recuar nas alterações e manteve o valor de dois mil reais como limite para a obrigatoriedade de informação, ao contrário do que inicialmente se pretendia, que era estabelecer esse limite em cinco mil reais.