O ano de 2025 será marcado por ser “O ano do Frankenstein”, pois teremos duas adaptações com propostas únicas: uma releitura dirigida por Guillermo Del Toro(Hellboy) e um longa musical gótico comandado por Maggie Gyllenhaal(A Filha Perdida). O público será recompensado por uma gama de inventividade. Não é novidade para os leitores que o clássico da literatura de horror “Frankenstein”, escrito pela Mary Shelley, já foi adaptado diversas vezes na mídia. Temos filmes, séries e quadrinhos desse universo. O livro se tornou uma referência gigantesca para o gênero e sua influência continua intacta ainda nos dias de hoje, mesmo após 115 anos da primeira aparição do personagem.
- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -
Del Toro é apaixonado por monstros(seus filmes evidenciam), e o cineasta possui uma admiração pelo livro de Mary Shelley e também pelo longa “Frankenstein“, de 1931, que foi lançado na era de ouro dos monstros da Universal. Confira sua fala sobre o trabalho que está sendo feito:
Estou fazendo uma releitura de Frankenstein. Estamos trabalhando nisso, começamos a filmar em fevereiro. É um filme que quero fazer há 50 anos desde que vi o primeiro Frankenstein e tive uma epifania e é basicamente um filme que requer muito crescimento e muitas ferramentas que não poderia ter feito há 10 anos, 20 anos e agora sou corajoso ou louco o suficiente ou algo assim e vamos enfrentá-lo.”
Em entrevista ao Collider, foi dito que a releitura de Frankenstein é uma realização pessoal do artista, sendo a terceira produção da parceria entre Del Toro e Netflix, após o sucesso da série “O Gabinete de Curiosidades de Guillermo del Toro” e o aclamado “Pinóquio”, de 2022, que foi o vencedor do Oscar de 2023 pela categoria “Melhor Filme de Animação”. Em entrevista ao blog oficial do Oscar, o produtor J. Miles Dale aqueceu as expectativas sobre o longa e diz que a versão do Del Toro não deve focar somente no conflito entre o homem e a natureza como o padrão, mas sim no tema família. Confira o trecho de sua entrevista que detalha esse trabalho:
- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -
Em seus últimos filmes, como O Beco do Pesadelo e Pinóquio, lidamos com a relação de pai e filho. Guillermo e eu perdemos nossos pais nos últimos anos. Quando há uma figura paterna forte, é parte importante da sua vida. Essa versão de Frankenstein deve seguir essa mesma temática. Sinto que é o terceiro filme na ‘trilogia paterna’ de Guillermo. Isso é muito empolgante. O roteiro é muito emocionante e, claro, icônico.”
A produção já encerrou suas filmagens, e a Netflix definiu seu lançamento para novembro deste ano, 2025, porém a data ainda não confirmada. Del Toro confirmou em seu perfil do BlueSky que a releitura de“Frankenstein” será lançado nos cinemas antes de entrar na plataforma.
Em relação ao elenco, podemos comentar sobre seu elenco de peso. O astro Oscar Isaac(Star Wars) irá interpretar o Dr. Victor Frankenstein. Mia Goth(Pearl) vai interpretar Elizabeth, a esposa de Frankenstein e Jacob Elordi(Saltburn) como o Monstro. Anteriormente, Andrew Garfield(O Espetacular Homem-Aranha) estava escalado para o personagem, porém devido a conflitos de agenda houve alteração para Elordi, que entrou no elenco e substituiu Garfield no papel. Christoph Waltz(Bastardos Inglórios), Felix Kammerer(Nada de Novo no Front), David Bradley(Franquia Harry Potter), Burn Gorman(A Colina Escarlate), Lars Mikkelsen(Ahsoka), Ralph Ineson(Nosferatu), Charles Dance(Game of Thrones) e Lauren Collins(Crônicas de Natal) completam este elenco colossal.
- CONTINUA DEPOIS DO ANÚNCIO -
Já podemos imaginar que essa releitura não será um “copia e cola”. Aos poucos o horror gótico está voltando ao cinema.
Confira o trailer(legendas ainda não disponíveis):