A franquia Gundam é um dos maiores sucessos do universo dos animes e está pronta para voltar aos mangás com novidades animadoras.
Mobile Suit Gundam Eight é o novo mangá publicado na revista Gundam Ace, anunciado há anos. Mesmo situado em uma linha do tempo diferente da franquia principal, a história apresentará elementos e criadores que já participaram de trabalhos anteriores.
De acordo com os responsáveis, o mangá se passa em 2030 e retrata um quadro pós-apocalíptico. Embora o novo universo ainda não tenha sido plenamente revelado, já foi confirmado que não fará parte da história principal, sendo tratado como um spin-off.

Na linha do tempo futura da trama, a tecnologia avançada se torna um desgosto para a humanidade, causando destruição em massa. Restam menos de 300 sobreviventes do último grande conflito humano, e apenas um robô funcional ainda existe. Os responsáveis por Gundam Eight são Hajime Kamoshida e Shuei Takagi, dois nomes conhecidos na franquia.
Kamoshida, além de trabalhar em Rascal Does Not Dream of Bunny Girl Senpai, também é responsável pelo sombrio e aclamado Iron-Blooded Orphans. Takagi, por sua vez, esteve envolvido em Battle Operation Code Fairy. O tom do novo mangá foi descrito como semelhante ao querido 00.