O ator John Lithgow, que interpretará Albus Dumbledore na série Harry Potter da HBO e Max, afirmou que não teme represálias nem se importa com os ataques a pessoas trans promovidos pela escritora J.K. Rowling.
Em entrevista, o ator de 79 anos declarou que não sabia muito sobre as polêmicas envolvendo a criadora de Harry Potter, mas ponderou que isso não afetará sua relação com Rowling. “Foi uma grande decisão porque é provavelmente o último grande papel que vou interpretar”, compartilhou Lithgow. “É um compromisso de oito anos, então eu estava pensando na mortalidade e que este é um papel muito bom para relaxar.”
Após o anúncio, Lithgow recebeu uma mensagem de “uma amiga muito boa que é mãe de uma criança trans”, que o vinculava a um artigo de opinião da Book Riot intitulado “Uma carta aberta a John Lithgow: por favor, afaste-se de Harry Potter”.
O ator explicou que ficou surpreso com a raiva que o nome e o envolvimento de Rowling provocam. “Eu pensei: ‘Por que isso é um fator?’ Eu me pergunto como J.K. Rowling absorveu isso. Suponho que em um certo momento vou conhecê-la e estou curioso para falar com ela”, disse Lithgow. Quando questionado se as críticas azedaram o papel para ele, respondeu: “Oh, céus não.”

J.K. Rowling enfrenta críticas abertas de organizações LGBTQ+ e de membros de sua própria base de fãs por reiterar retóricas ofensivas associadas ao movimento TERF (feministas radicais trans-excludentes), que defendem a ideia de que mulheres trans não são mulheres.
O ator John Lithgow, que não comentou diretamente sobre os posicionamentos anti-trans de Rowling, tem uma carreira marcada por interpretações de personagens queer e transgêneros. Ele chegou a ser indicado ao Oscar por sua atuação como a mulher trans Roberta Muldoon no filme O Mundo Segundo Garp.