Completando hoje 80 anos, o cineasta, animador, escritor, roteirista e ainda artista, Hayao Miyazaki, co–fundador do Studio Ghibli, um dos estúdios de animação mais aclamados na Ásia e no mundo.
Hayao Miyazaki é considerado um mestre da animação japonesa, nascido em 5 de janeiro de 1941 em Tóquio no Japão, só foi ajudar a fundar o estúdio em 1985, junto com seus colegas Takahata, Tokuma e Suzuki. O primeiro longa que participou foi O Castelo no Céu, sendo o primeiro filme do estúdio lançado no ano de 1986, além de ter sido o filme com a maior arrecadação no Japão do ano. Seus desenhos para o filme foram inspirados na arquitetura da Grécia Antiga e baseados nos padrões urbanos dos europeus.
Seus trabalhos gostam de trazer à tona diversos temas, como as relações humanas com a natureza e a tecnologia, a forma de se viver em volta de um padrão natural e tradicional e de como ser pacifíco em uma realidade violenta.
Miyazaki em seus trabalhos na maioria das vezes gosta de criar protagonistas que são jovens mulheres ou até mesmo meninas que demonstram força e são destemidas.
Com uma bagagem extensa e bem renomada, suas obras já receberam diversos elogios, assim como vários prêmios, sendo premiado por contribuir para animação e recebendo um Oscar Honorário em 2014.
Seus filmes são até hoje lembrados e amados por muitos. Sendo eles: O Castelo no Céu(1986), Meu Amigo Totoro(1988), O Serviço de Entregas da Kiki(1989), Porco Rosso(1992), Princesa Mononoke(1997), A Viagem de Chihiro(2001),Castelo Animado(2004), entre outros.