Connect with us

Colunistas

Hollywood está sendo salva pela nostalgia

Você já reparou na quantidade de remakes e revivals que têm surgido atualmente?

Avatar

Published

on

Você já reparou na quantidade de remakes e revivals que têm surgido atualmente? 

Pode parecer que Hollywood está com uma crise de criatividade e sim, pode ser isso, mas lhe faço uma pergunta: como você se sente quando um filme ou uma série, que costumava a assistir, volta?

Para discutirmos isto, precisamos, primeiramente, definir o que é nostalgia.

Ao procurarmos o verbete “nostalgia” no dicionário Michaelis, encontramos a seguinte definição: “melancolia ou tristeza profunda causada em pessoa exilada ou longe de sua terra natal” ou “sentimento ligeiro de tristeza sentido por alguém, pela lembrança de eventos ou experiências vividas no passado; saudades ou tristeza por algo ou alguém que já não existe mais ou que já não possuímos mais”.

Principe Ali – Clipe Aladdin

Principe Ali – Clipe Aladdin Já conferiu Aladdin no Cinesystem Cinemas?All rights to this video are from Disney Studios.

Posted by Cabana do Leitor on Thursday, May 30, 2019

Quando a noção de nostalgia surgiu, ela era considerada uma doença atribuída aos soldados que iam lutar em guerras e sentiam falta de sua casa. Eles sentiam náusea, dor de cabeça, ansiedade, uma grande fadiga e outros sintomas horríveis. Em 1688, o médico Johannes Hofer definia nostalgia como uma doença.

Anos depois, começaram os estudos que questionavam se a nostalgia realmente era uma doença, hipótese que foi refutada quando se descobriu que, na verdade não era um sentimento de saudades de um local, mas sim de um tempo. Ou seja, os soldados sentiam falta de quando não estavam na guerra felizes com suas famílias.

A nostalgia é um sentimento que atinge a todos, pois sabemos que não podemos voltar para determinado tempo no passado.

Após apresentar o que seria nostalgia, quero convidá-los para uma reflexão: será que Hollywood descobriu uma nova forma de vender filmes e/ou séries e essa forma seria atingindo nossos sentimentos nostálgicos?

A volta de ‘Arquivo X’, uma continuação de ‘Blade Runner’, a nova trilogia de ‘Star Wars’, uma série com o personagem Picard, de ‘Star Trek’, a continuação de ‘Top Gun’, o revival de ‘Gilmore Girls’, a série do filme ‘Wet Hot American Summer’ e muitos outros exemplos. Todos demonstram a aposta na nostalgia em diversos gêneros de filmes ou séries.

Agora, existe outro ponto a ser discutido: existem séries como ‘Stranger Things’ que apelam pela nostalgia de quem viveu os anos 80. É muito comum encontrarmos pessoas falando que quando assistiram à série, lembraram de suas juventudes e como se comportavam quando eram crianças ou adolescentes.

De certa forma, acredito que, sim, Hollywood pode estar passando por uma crise de falta de criatividade, mas percebeu que enquanto estiver assim, pode apostar pesado no sentimento que descobriram que vende: a saudades do passado. E como vivemos em um mundo capitalista, sabemos que – enquanto a fonte não secar – irão continuar, pois ao apostar na nostalgia é uma garantia de que sua produção dará certo (não 100%, mas tem grandes chances!).

Então, acredito que os remakes, os revivals, os spin-offs e os filmes e séries, que retratam certa época considerada como “um banho de nostalgia”, talvez façam parte dessa nova estratégia de Hollywood. Seja a história se passando em uma época considerada “boa” (obviamente criar um produto em que o personagem seja um soldado de guerra em 1940 não é apostar numa época agradável) ou trazendo de volta algo que já foi muito amado e que, com certeza, ainda tem fãs para continuar amando.

Você pode voltar para o passado em um cinema perto de você!

Jornalista, estudante de produção editorial, amante de ficção científica, futura escritora e redatora no portal Geek & Feminist. Colunista da Cabana do Leitor.

Advertisement
Comments

Colunistas

Westworld | O quê você precisa saber antes da estreia do 3º ano da série

Nova temporada do sci-fi estreia neste domingo (15) na HBO.

Avatar

Published

on

By

Depois de quase dois anos de espera, chega às telas da HBO a terceira temporada de Westworld. Com exibição marcada para este domingo (15) às 23 horas, a série trará oito episódios em uma odisseia sobre o despertar da consciência artificial e o nascimento de uma nova forma de vida na Terra. Confira a seguir mais detalhes sobre a história:

A TRAMA

Westworld começou apresentando um futurista parque temático que simula o velho-oeste americano e habitado por androides – conhecidos como anfitriões – que estão ali para servir aos visitantes, que pagam por esta experiência milionária. Com o passar dos episódios, os anfitriões começaram a tomar consciência da sua natureza e se rebelaram contra os seus criadores. Durante a terceira temporada, alguns anfitriões que conseguem fugir do parque buscam experimentar o mundo real – nesse processo, descobrem que a vida lá fora talvez não seja tão diferente da que eles conheciam em seu antigo habitat.

A TECNOLOGIA

Ao retratar uma sociedade futurista, o seriado traz a tecnologia em um foco central. Será interessante descobrir como a inteligência artificial e outras consciências robóticas ganham vida. Algumas talvez já existam, em seu estado mais simples, na atualidade. Que outras máquinas do futuro serão mostradas nos novos episódios?  

QUALIDADE DA PRODUÇÃO

Localizada em uma “Neo Los Angeles” (como já mostrado no trailer oficial – CONFIRA ACIMA), esta terceira temporada promete ser um deleite visual para o o público, ao apresentar uma versão moderna da famosa cidade americana.

PERSONAGENS QUERIDOS E OUTROS NOVOS

A nova temporada traz de volta personagens conhecidos das edições anteriores, interpretados por Evan Rachel Wood como a implacável Dolores, Thandie Newton interpretando Maeve, Ed Harris no papel de William (O Homem de Preto), Jeffrey Wright como Bernard, Tessa Thompson interpretando Charlotte Hale e Luke Hemsworth como Stubbs.  Entretanto, este ano o elenco passa a contar ainda com outros grandes talentos, no papel de novos personagens que provocarão uma guinada na história: Aaron Paul (Breaking BadBojack Horseman), Vincent Cassel (Cisne Negro), Lena Waithe (A Black Lady Sketch Show; Master of None), Scott Mescudi (We Are Who We Are), Marshawn Lynch (Brooklyn Nine-Nine), John Gallagher Jr. (The Newsroom; Olive Kitteridge), Michael Ealy (Stumptown) e Tommy Flanagan (Sons of Anarchy).

CONVITE À REFLEXÃO

Westworld continuará convidando o expectador a refletir e debater sobre as possibilidades da evolução por meio da inteligência artificial, seus limites e o que diferencia os seres humanos das máquinas. Até que ponto nós e elas podemos convergir e conviver? Quem domina quem?

As duas primeiras temporadas de Westworld estão disponíveis na HBO GO.

Continue Reading

cinema

MENTIRA! Nenhum site confirmou que Henry Cavill está em negociações para fazer Wolverine

Avatar

Published

on

By

Foi noticiado que Henry Cavill estaria em negociações para ser o novo Wolverine nos cinemas… Bom a história caiu como uma bomba, afinal, o ator ainda esta no DCU como Superman e já afirmou varias vezes que não desistiu do papel.

A ida de Henry Cavill como Wolverine no MCU poderia acabar com as esperanças dos fãs do Superman do DCU, tudo porque a Marvel como já sabemos, gosta de fazer contratos que não permitem que seus principais atores façam filmes para a DC Comics.

Então, essa informação se sustenta? Pesquisando só um pouquinho percebemos que não. Um dos maiores sites brasileiros de cinema, pautou que a informação veio do site Just Jared (famoso por postar fotos de filmes em produção, como Coringa por exemplo). Pesquisando dentro do JustJared eles afirmam que na verdade nada foi confirmado, ou seja, um site brasileiro afirma que o JustJared afirmou que Cavill fará parte do MCU, mas o próprio site usado como fonte por eles desmente isso:

Relatos não confirmados foram divulgados na quinta-feira (27 de fevereiro), alegando que o ator de 36 anos de idade, de The Witcher, se juntará ao elenco de Capitã Marvel 2

“De acordo com os últimos rumores virais do MCU, Henry interpretará Wolverine no filme ao lado de Brie Larson como Carol Danvers”

O jornalista especializado em Marvel, Jeremy Corad também desmentiu os rumores:

“As pessoas que inventam, lançando histórias com grandes nomes para Wolverine não parecem se lembrar de que Jackman era desconhecido quando ele foi escalado e nem sequer foi a primeira (ou segunda) escolha. Feige estava lá naquele primeiro X-Men e viu isso. Não seria surpreendente se eles fossem atrás de um desconhecido novamente”

Por último, um outro grande veículo do Brasil, usou como fonte o The Digital Weekly, portal que desconhecia. Logo no inicio eles dizem que Henry Cavill esta negociando fazer Wolverine no MCU:

Fontes afirmaram que Henry Cavill está em negociações para desempenhar o papel de Wolverine em Capitã Marvel 2 de Brie Larson

Porém logo abaixo o site desmente o que disse na inicial do texto e fala:

No entanto, a notícia não foi confirmada, nem sabemos para qual personagem ele está se aproximando. Os fãs especulam que Henry Cavill esta para interpretar Wolverine no Capitã Marvel 2.”

Ou seja, o próprio site desmente a informação de que ele ficou sabendo disso por uma fonte da Marvel como diz inicialmente.

Sem qualquer confirmação de qualquer site, nem mesmo um desconhecido no Reddit, Henry Cavill no MCU segue sendo somente um hoax (rumor falso) do Twitter.

Continue Reading

Colunistas

A Warner vai comprar a Disney? Saída de Bob Iger pode significar a venda da Disney

Avatar

Published

on

By

Se você clicou nesta matéria deve ter achado o titulo, ou sensacionalista ou uma grande fake news, mas acredito que você acertou no sentido de que ele deveria classificado como uma fake news. Afinal como a Warner Bros. poderia comprar a Disney, a mãe de todas as franquias de sucesso do ano passado?

Este é um possível titulo de matéria do We Got This Covered, já falamos sobre este site e sobre como ele funciona como um grande agregador de noticias falsas na internet. Porém alguns sites como a Rolling Stone Brasil ignoram este fato e continuam lucrando grana encima das fake news deste site em prol de acessos em seus veículos.

Recentemente a Rolling Stone Brasil publicou que a Marvel poderia comprar a DC Comics, tudo porque segundo eles, um executivo da DC, Dan Didio, deixou a editora e isso significaria que o grupo Time Warner estaria disposto a vender sua divisão de quadrinhos… Você consegue pensar em como uma empresa bilionária e uma das maiores do mundo se desfaria de um dos seus ativos mais valiosos? Segundo eles, o grupo Fox fez o mesmo, se desfazendo do seu estúdio. Porém a Fox na verdade apenas queria ser uma empresa de mídia de informação e não mais de entretenimento. Coisa bem diferente da Warner que é muito mais uma empresa de entretenimento do que informação.

O Grupo Time Warner controlado pela AT&T é um dos maiores grupos de entretenimento do mundo, dono da Cartoon Network, Turner, Esporte Interativo, TNT, CNN, EW, People e etc… Imagine que a Warner que lucra bilhões com seus personagens de quadrinhos todo o ano, decide se desfazer de tudo isso… que gostaria de dar isso a sua empresa rival de mão beijada?

Imagine que a Warner Bros. estudios venda a DC, faria sentido a Warner vender uma divisão de filmes dela e dar a sua maior rival justamente no cinema que e a Disney? Porque dar mais poder de fogo a sua concorrência? Faz sentido isso pra vocês? Para a revista Rolling Stone Brasil, isso faz.

Então por favor, se a saída de um executivo da DC significa a venda da empresa para a Marvel então a saída de Bob Iger da Disney pode significar a venda da Disney para a Warner Bros.?

Pensem nisso antes de clicarem em determinados conteúdos.

Continue Reading

Parceiros Editorias