O adiamento do filme para devidas modificações no visual do ouriço, para que entrasse nas graças do público valeu a pena? Sim, o novo (na verdade antigo) visual de Sonic definitivamente funciona no filme.
Mas diferente de Detetive Pikachu, o filme não apela muito para o lado nostálgico, acredito que a intenção é conquistar o publico infantil não familiarizado com o personagem. O filme explica sua origem e por que Sonic carrega uma grande responsabilidade com seus poderes, fazendo-o sair de sua ilha para o planeta terra.
Sonic é bem trabalhado no filme deixando claro seu protagonismo, é fofo, divertido, hiperativo, determinado e um pouquinho inconsequente mas isso é compreensível pela idade do personagem no filme. Durante sua jornada vem o amadurecimento gradual junto com o peso da responsabilidade de seus poderes.
Sua interação com o ator é muito boa, dinâmica e engraçada. Acredito que o fato do ator já estar acostumado a fazer filmes desse gênero tenha colaborado com isso, James Marsden veio do elogiado Encantada, ao qual interagia com um Castor.
Jim Carrey é a melhor coisa do filme, e protagoniza uma das melhores cenas. Muitos tinham medo do que poderia sair dele como Robotnik, mas sem dúvida foi um dos maiores acertos da produção. Toda a vilania do personagem está icônica e caricata na medida certa, o que me fez lembrar muito em seus papéis nos anos 90.
A direção simplesmente quer te entregar um filme divertido, e é isso que você espera e isso que ela entrega.
O filme é dinâmico, divertido e engraçado, mas para isso você, precisa assistir o filme de mente aberta, o filme é mais voltado para o público infantil, mesmo assim, definitivamente é capaz de entreter os pais e você nerdão fã do jogo/desenho.
Durante o filme percebe-se uma intenção de se criar uma franquia, e no final isso é confirmado.