Jurassic Park tornou-se um ícone da cultura popular ao despertar a imaginação de milhões de pessoas há 25 anos e, atualmente, Jurassic World procura alcançar esta série de sucesso.
Jurassic Park como um ícone da cultura popular
O filme é conhecido por seus incríveis efeitos especiais e dinossauros animatrônicos. Trazer essas criaturas extintas à vida trouxe de volta o nosso fascínio por elas. As continuações da primeira trilogia: O Mundo Perdido: Jurassic Park (1997) e Jurassic Park III (2001), continuaram a atrair a atenção de milhões de pessoas e também deram lugar ao desenvolvimento de produtos de merchandising para o público adulto que cresceu assistindo esta saga, incluindo as múltiplas modificações disponíveis para o Jeep Wrangler Sahara, que se tornou um ícone da série, tendo uma relação direta com a ação dos filmes e sendo o principal carro encontrado dentro do parque.
Outro exemplo é o slot online da Betway que usa imagens icônicas da série, como o logo do parque com o esqueleto do T-Rex e os personagens principais, para transportar os jogadores para a Ilha Nublar. Além do mais, existem as figuras de ação dos primeiros filmes, que se tornaram itens colecionáveis de alto valor e são oferecidos para venda ao maior lance em plataformas como o Mercado Livre, para satisfazer os fãs mais nostálgicos.
A primeira série de Jurassic Park despertou a imaginação e fascínio pelos dinossauros em milhões de pessoas em todo o mundo. Jurassic Park é um dos filmes de ficção científica mais famosos do cinema e da cultura pop. Baseado no best-seller de Michael Crichton, Jurassic Park mostrou o que acontece quando o ser humano se intromete na criação. O blockbuster abriu o precedente para os filmes de dinossauros e, apesar de seus efeitos especiais agora estarem datados, eles ainda são bastante impressionantes.
Jurassic World: A saga que procura definir sua própria era
O filme Jurassic World foi lançado em 2015, dirigido por Steven Spielberg mais de duas décadas após o original e foi o quarto filme da série Jurassic. O novo mundo jurássico está localizado na ilha original, no local do parque original, e depois de vinte e dois anos está finalmente pronto para todo mundo ver. Mas desta vez com algo maior e com mais dentes para oferecer aos visitantes: assim foi criado o Indominus Rex, um híbrido altamente inteligente e agressivo, que escapa e instala caos e perigo na nova aventura do filme.
Jurassic World causou sensação durante a sua estreia e teve a quarta maior bilheteria da história, arrecadando mais de US$1.5 bilhões até que Os Vingadores: Guerra Infinita tomou sua posição se tornando um dos filmes favoritos de 2015. A segunda entrega desta nova série acaba de aparecer nos cinemas e somente em seu primeiro fim de semana Jurassic World: Reino Ameaçado já faturou mais de US$711 milhões em todo o mundo, tornando-se o terceiro filme de maior bilheteria de 2018, segundo a Globo. Para manter o público adulto entretido no mundo de Jurassic World Steven Spielberg está de volta como produtor executivo, além do retorno de Jeff Goldblum ao seu papel como Dr. Ian Malcolm, onze anos depois de sua última aparição em O Reino Perdido: Jurassic Park.
Esta nova trilogia também procura criar ícones fáceis de relacionar com a saga e, desta vez, a Mercedes-Benz ocupa o lugar dos carros utilizados dentro do parque, além de ter um logo diferente do que a primeira franquia e novos produtos de merchandising, como o recente lançamento do videogame Jurassic World Evolution para Steam, PS4 e Xbox One, que permite aos jogadores criar suas próprias combinações genéticas para abrir caminho a novos tipos de dinossauros num parque de diversões baseado na nova série. Jurassic World 3 está programado para estrear em 11 de junho de 2021, continuando com a mesma equipe que participa da nova franquia.
Os dinossauros são uma fonte de fascínio para milhões de adultos que cresceram com a Jurassic Park, e os filmes de Jurassic World estão na batalha para alcançar o mesmo nível das primeiras partes e se tornarem ícones da cultura popular.