De acordo com o Deadline, James Cameron, cineasta premiado com o Oscar e criador da franquia Avatar, adquiriu os direitos do futuro livro de Charles Pellegrino, chamado Ghosts of Hiroshima.
Previsto para lançamento em agosto de 2025 pela Blackstone, Cameron comprometeu-se a utilizar este e o livro Last Train From Hiroshima como fundamentos para o filme Last Train From Hiroshima. A filmagem ocorrerá assim que a produção da série Avatar permitir, marcando seu primeiro projeto cinematográfico fora da franquia desde Titanic.
O filme, inspirado em eventos verídicos, focará em aspectos da vida de um japonês que resistiu às explosões das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki durante a Segunda Guerra Mundial.
Ambos os livros baseiam-se nas histórias de sobreviventes das bombas e em evidências arqueológicas forenses. Eles contêm detalhes dos eventos, depoimentos de testemunhas e descrevem como esses acontecimentos alteraram a vida na Terra para sempre.
“É um assunto sobre o qual eu queria fazer um filme, sobre o qual tenho lutado para saber como fazê-lo, ao longo dos anos”, Cameron disse ao Deadline. “Conheci Tsutomu Yamaguchi, um sobrevivente de Hiroshima e Nagasaki, poucos dias antes de morrer. Ele estava no hospital. Ele estava nos passando o bastão de sua história pessoal, então eu tenho que fazê-lo. Não posso me afastar disso.”
Cameron e Pellegrino se comprometeram a transmitir uma experiência singular e angustiante às futuras gerações depois de visitarem Yamaguchi. O temor de um conflito nuclear acompanha James desde seus 8 anos, quando presenciou a Crise dos Mísseis de Cuba.