O ator James Earl Jones, ganhador dos principais prêmios do entretenimento estadunidense – mas principalmente conhecido pelo grande público por dar voz ao vilão Darth Vader na franquia Star Wars – faleceu nesta segunda (09) aos 93 anos.
A informação foi confirmada à imprensa dos EUA por seus representantes e conta que Jones estava com sua família em sua casa no condado de Dutchess, na cidade de Nova York. A causa de sua morte não foi revelada.
Amado e respeitado por diferentes gerações de colegas e de fãs, Jones é um dos poucos atores ganhadores dos maiores prêmios da TV (Emmy), música (Grammy), teatro (Tony) e cinema (Oscar) — uma classe conhecida popularmente como EGOT.
James Earl Jones estreou no cinema em 1964, ao participar do clássico Dr. Fantástico, dirigido por Stanley Kubrick. Entretanto, o ator ficou conhecido popularmente pelos fãs de cinema ao emprestar sua voz ao icônico antagonista da trilogia original de Star Wars, além de ter reprisado o papel de Darth Vader nos filmes Star Wars: Episódio III – A Vingança dos Sith, Rogue One: Uma História Star Wars, Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker, além das séries Star Wars: Rebels e Obi-Wan Kenobi – por sinal, este foi o seu último trabalho.
Além disso, o ator também foi a voz original de Mufasa na animação O Rei Leão, papel que ele também reprisou no remake lançado pela Disney em 2019. Jones também interpretou o vilão Thulsa Doom no clássico Conan, o Bárbaro estrelado por Arnold Schwarzenegger em 1982.