Jim Carrey está criticando Hollywood por ter aplaudido Will Smith de pé quando foi anunciado no Oscar que ele ganhou o prêmio de melhor ator por “King Richard”.
A vitória de Smith no Oscar ocorreu poucos minutos depois que ele deu um tapa em Chris Rock enquanto o comediante apresentava a categoria documentário. Rock fez uma piada sobre a careca de Jada Pinkett Smith, que ela raspou no ano passado depois de revelar que tem alopecia.
“Fiquei enojado”, disse Jim Carrey ao jornalista Gayle King (via HuffPost) da CBS. “Fiquei enojado com a ovação de pé. Hollywood é apenas covarde em massa e realmente parecia que isso é uma indicação muito clara de que não somos mais o clube legal.”
Jim Carrey disse que Smith “deveria ter sido” escoltado para fora da cerimônia do Oscar depois que ele deu um tapa em Rock. O jornalista observou que Chris Rock se recusou a registrar um boletim de ocorrência sobre o incidente, mas Carrey alegou que foi apenas porque o comediante “não queria o incômodo”.
“Eu teria anunciado esta manhã que estava processando Will por US$ 200 milhões porque esse vídeo vai ficar lá para sempre, vai ser onipresente”, disse Carrey. “Esse insulto vai durar muito tempo. Se você quiser gritar da plateia e mostrar desaprovação ou dizer algo no Twitter [tudo bem]. Mas você não tem o direito de subir no palco e bater na cara de alguém porque eles disseram palavras.”
Carrey concluiu: “[O tapa] veio do nada porque Will tem algo acontecendo dentro dele que está frustrado. Desejo-lhe o melhor. Não tenho nada contra Will Smith. Ele fez grandes coisas, mas não foi um bom momento. Ele lançou uma sombra sobre o momento brilhante de todos na noite passada… Foi um momento egoísta“
Will Smith emitiu um pedido de desculpas a Rock na noite após o Oscar, escrevendo: “Piadas às minhas custas fazem parte do trabalho, mas uma piada sobre a condição médica de Jada foi demais para eu suportar e eu reagi emocionalmente. Gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris”