Joaquin Phoenix, vencedor do Oscar pelo filme Coringa, está pedindo ao governador Andrew Cuomo para libertar prisioneiros de Nova York em meio à pandemia de coronavírus.
A pandemia de coronavírus levou governos em todo o mundo a instar as pessoas a praticar distanciamento social e fechar negócios, tudo na esperança de retardar a propagação do vírus e impedir que os hospitais excedam sua capacidade.
No entanto, muitos estão preocupados com a impossibilidade de tais medidas nas prisões e pedem a libertação dos encarcerados para evitar um surto entre eles e os trabalhadores dessas instalações.
Agora,Joaquin Phoenix está pedindo ao governador de Nova York, Andrew Cuomo, para libertar prisioneiros no estado. Em uma mensagem, a estrela do Coringa descreveu por que seria difícil para os encarcerados e trabalhadores da prisão seguirem adequadamente as práticas necessárias para reduzir o risco de serem expostos ao coronavírus:
“A disseminação do coronavírus nas prisões ameaça a saúde e a segurança de todos nós. Quando você está preso, não existe distanciamento social e garantir uma boa higiene, não é uma opção. Os líderes devem fazer todo o possível para impedir que as pessoas encarceradas e as que trabalham nas prisões adoeçam e espalhem o vírus. Peço ao governador Andrew Cuomo que tome medidas em Nova York, concedendo clemência aos nova-iorquinos na prisão. A vida de tantas pessoas depende de suas ações. Ninguém deseja morrer de COVID-19.
A TMZ relata que Melissa DeRosa, secretária do governador, informou à agência que um processo começou a libertar prisioneiros “com 90 dias ou menos de pena na sentença, com 55 anos de idade ou mais e cujo crime subjacente não seja crime violento ou ofensa sexual”