A parceria comercial entre a Blizzard Entertainment e a NetEase infelizmente acabou após 14 anos, isso porque as empresas não conseguiram chegar a um entendimento quanto à renovação do contrato.
De acordo com a Reuters, as empresas não foram capazes de fechar um termo quanto “aos princípios operacionais e compromissos com os jogadores e funcionários”. Cabe lembrar que em agosto a Bloomberg noticiou que um jogo mobile que estava sendo desenvolvido por ambas as empresas foi cancelado por desentendimento quanto à propriedade intelectual e dados dos jogadores, o que revela que a relação comercial já não ia bem há algum tempo.
Ainda assim, a notícia divulgada através dos jogos da Blizzard veio como um choque, principalmente para os jogadores chineses. World of Warcraft, Hearthstone, Overwatch 1 e 2, Diablo 3, Warcraft III: Reforged, Starcraft e Heroes of the Storm ficarão suspensos na China a partir de 23 de janeiro de 2023, sendo as vendas dos produtos encerradas já nos próximos dias.
O único jogo que continuará a ser disponibilizado na China é o Diablo Immortal, pois esse foi desenvolvido pela Blizzard Entertainment e a NetEase.
O impacto desse ocorrido, contudo, alcançará os planos comerciais da Blizzard Entertainment a nível global, visto que a China era um dos maiores consumidores dos jogos da empresa. No entanto, ainda não se sabe como a ausência do mercado chinês afetará os planos que a Microsoft tem para o futuro de jogos como o World of Warcraft, que se especula que fará parte do Game Pass em breve.
Mike Ybarra, presidente da Blizzard Entertainment, agradeceu aos jogadores chineses por todos os anos de dedicação aos produtos da empresa e que está procurando outras alternativas para que possa voltar a atender o mercado chinês.