Uma nova tendência vem ganhando força e cativando o público na Internet: o Supermarket Simulator. O jogo de simulação de mercado da Nokta Games viralizou após as lives do streamer Casimiro, na Twitch. Disponível via Steam e com versões para Android e iOS, o jogo se tornou um fenômeno e despertou o interesse dos jogadores que passaram a procurar jogos parecidos.
Sem dúvida, um dos motivos que tornam esse gênero tão querido é a possibilidade de experimentar a vida em diferentes papéis e cenários. Ou seja, o jogador pode transportar cargas a bordo de um caminhão em Euro Truck Simulator, criar uma realidade alternativa em Paralives ou vivenciar uma experiência num mundo pós-apocalíptico em Day Z.
Independente da escolha, os jogos de simulação são bastante divertidos e cumprem bem o propósito de entreter o jogador sem estresse. Afinal, encarar uma partida ranqueada em um jogo competitivo exige mais do que apenas disposição depois da rotina de trabalho ou estudos, não é mesmo?
Mas, a história desse gênero tão popular é bem interessante e composta por muitos lançamentos que marcaram época. Hoje, relembramos como tudo começou!
O início de uma jornada viciante
Em 1947, Thomas T. Goldsmith JR. e Estle Ray Mann, seriam os responsáveis pela criação do primeiro jogo de simulação, o Cathode-Ray Tube Amusement Device. A mecânica era composta por botões que controlavam o lançamento de um míssil em direção ao alvo. Além disso, a curva do míssil e a velocidade, também poderiam ser personalizadas pelo jogador.
Tempos depois, o ano de 1958 seria marcado por um lançamento surpreendente: Tennis for Two. Desenvolvido por William Higinbotham, o jogo seria o primeiro jogo simulador de esportes da indústria dos videogames. Em pouco tempo, a criação demonstrou um grande potencial dos jogos eletrônicos como forma de entretenimento interativo.
Caindo nas graças do público
Quando o assunto é jogo de simulação, é impossível não lembrar do clássico SimCity. Isso porque, o famoso jogo foi o primeiro contato de muitos jogadores com o gênero. Mas, tudo isso foi graças ao The Sumerian Game (1964), o primeiro jogo de construção de cidades criado por Mabel Addis.
Apesar do antecessor, SimCity foi o responsável por estabelecer o gênero em 1989. Desde então, o título trouxe um sistema de gerenciamento mais completo, além da construção de uma cidade inteira. Não demorou para conquistar o público, chegando a ganhar uma matéria exclusiva no The New York Times.
Após tanto sucesso da produtora, foi a vez do nascimento do maior simulador de vida da indústria dos videogames: The Sims. Lançado em 2000, o jogo trouxe a chance de construir, mobiliar casas e gerenciar a vida das famílias, além de um idioma próprio, o Simlish. Entre cheats para ganhar dinheiro, desafios e experiências que testavam até mesmo a resistência física dos Sims, uma forte comunidade se formou e a franquia se tornou um fenômeno.
Seria injusto não falarmos de uma categoria bastante querida pelos fãs: automobilismo. Lançado em 1982 para Atari, Pole-Position encantou os apaixonados por velocidade ao controlarem um carro de Fórmula 1 em uma experiência bastante imersiva para a época. Logo, a partir dos anos 1990, os simuladores de corrida ganharam um toque especial!
Foi a vez de Indianapolis 500 dar um passo ambicioso com recursos que enriqueceram a gameplay dos jogadores: personalização do carro, incluindo configurações para o estilo do piloto, seis câmeras disponíveis e corridas de 10 a 200 voltas.
Em 1997, a Polyphony Entertainment deu início a uma ambiciosa franquia de Playstation: Gran Turismo. Com diversas possibilidades, a desenvolvedora mostrou que era possível tornar o gênero ainda melhor. Então, trouxeram características mais realistas e fieis aos carros da época, além da variedade de circuitos, o título rapidamente se tornou uma grande referência do gênero.
Jogos de Simulação estão com tudo!
A turma dos anos 2000 com certeza se lembra dos jogos online de simulação. Desde a série de jogos de restaurante Delicious — protagonizada pela personagem Emily, até o divertido Habbo Hotel, sem dúvida, tiveram sua parcela de influência na paixão da comunidade por jogos de simulação. Afinal, eram opções acessíveis e não exigiam muito para se divertir com os amigos ou sozinho!
Em 2024, a indústria mostra que ainda tem espaço para jogos de simulação incríveis. Recentemente, o lançamento de Manor Lords, simulador de construção medieval desenvolvido por Greg Styczeń, atraiu a atenção do público graças a uma jogabilidade que mescla estratégias, batalhas e gerenciamento para fazer a sociedade prosperar.
Com a capacidade de oferecer horas de entretenimento envolvente, seja construindo impérios medievais ou administrando restaurantes virtuais, os jogos de simulação permanecem em alta entre os jogadores de todas as idades.
Por fim, seja qual for a sua preferência em jogos de simulação, uma coisa não dá para negar: eles rendem horas de diversão e paixão por esse gênero continua forte!