A batalha pelos valores da Apple na AppStore envolvendo a Epic Games parece estar apenas começando, apesar de nenhum dos lados ter obtido uma vitória, os primeiros assuntos da desavença estão sendo decididos pela juíza Yvonne Gonzalez Rogers.
Os dois tópicos abordados no tribunal na ultima segunda-feira tiveram implicações muito diferentes para diferentes partes, uma vez que afetariam ambas as empresas envolvidas, outras empresas que usam a Unreal Engine para trabalhar em seus aplicativos, e os jogadores móveis de Fortnite que estão prestes a ser deixados para trás quando a próxima atualização de Fortnite sair.
“A Epic Games move este Tribunal para permitir que ela acesse a plataforma da Apple gratuitamente enquanto ganha dinheiro em cada compra feita na mesma plataforma“, lê-se nos documentos do tribunal. “Embora o Tribunal preveja caso os especialistas opinem que a taxa de 30% da Apple é anticompetitiva, o Tribunal duvida que um especialista sugeriria uma alternativa de zero por cento para a Apple. Nem mesmo a Epic Games distribui seus produtos de graça“
Sobre o tema da Unreal Engine e sua disponibilidade em uso com outros aplicativos, a juiza considerou em sua ordem temporária que, caso o motor fosse restringido na App Store para que não pudesse ser totalmente utilizado por outros criadores, havia a chance de “potenciais danos significativos tanto para a plataforma Unreal Engine, quanto para a indústria de jogos em geral, e para a indústria de jogos em geral , inclusive em desenvolvedores terceiros e jogadores.”
“A Epic Games e a Apple têm a liberdade de se enfrentarem, mas sua disputa não deve criar estragos aos espectadores”, lê-se nos documentos do tribunal. “Certamente, sobre o período de uma ordem de restrição temporária, o status quo a esse respeito deve ser mantido.”