A empresa Kadokawa, grande conglomerado japonês, que detém diversas empresas de mídia, anunciou por meio de um comunicado de imprensa, que irá realizar um concurso internacional de mangás.
O Wordless World Manga Contest é uma competição mundial, que busca mangás sem balões, falas ou letras. Os vencedores do concurso podem ter a chance de seu mangá ser serializado no Japão.
Essa abordagem “sem palavras” é uma tática da empresa de permitir que diversos autores possam participar do prêmio, sem restrição de idioma.
Os interessados em fazer parte da competição podem enviar seus trabalhos até o dia 28 de fevereiro de 2025 às 23h59 (data e horário de acordo com os fusos de Tokyo, Japão). Para inscrever-se basta acessar o site do concurso, clicando aqui. As demais regras para a participação podem ser encontradas no mesmo link.
Existem duas categorias no prêmio Kadokawa!
A primeira é o “Prêmio Temático de Mangá”, onde os participantes devem criar uma história e cenário original, que seja relacionado de alguma forma com a obra Dom Quixote de Miguel de Cervantes. A segunda é uma categoria “Prêmio de Mangá Original” para qualquer história e gênero. As obras podem ser monocromáticas ou coloridas e podem ter entre 8 e 60 páginas.
Dentre os juízes do concurso estão artistas como Ranmaru Kotone (Your Name), Minoji Kurata (The Apothecary Diaries) e Isuna Hasekura (Spice and Wolf). As obras vencedoras de ambas as categorias serão publicadas no site KadoComi e os editores de mangá da Kadokawa apoiarão os vencedores no trabalho de criação de um mangá para a empresa.
Haverá uma cerimônia de premiação e uma visita ao departamento editorial da Kadokawa, além de prêmios em dinheiro. Os primeiros lugares ganharão 10.000 dólares (cerca de 54.600 reais), os segundos lugares terão uma recompensa de 5.000 dólares (aproximadamente 27.300 reais) e os terceiros lugares 3.000 dólares (aproximadamente 16.390 reais).
A Kadokawa é dona da Kadokawa Shoten Publishing Co., Ltd. uma editora responsável por diversas revistas de mangás. Entre seus títulos mais famosos já publicados estão: Cowboy Bebop, Highschool of The Dead, Another, Lucky Star e Neon Genesis Evangelion.