Kengan Ashura é a nova aposta da Netflix e teve sua estreia em julho de 2019 e a segunda temporada em outubro no mesmo ano. O anime é original da plataforma e possui apenas essas duas temporadas lançadas até o momento.
Um anime baseado no estilo shounen, sua história é focada nas Artes Marciais com animação em 3D que nos lembra Baki – O Campeão (mas vamos combinar que é uma versão muito melhorada). Desde o período Edo até o Japão atual, os empresários e comerciantes de grandes marcas mundiais tomavam suas decisões para com suas respectivas empresas através do resultado de uma disputa entre seus lutadores.
Diante deste cenário temos nossos dois protagonistas: Yamashita Cazuo e Ohma Tokita. O primeiro é um homem que se destaca por ser o alívio cômico e que possui sua vida estagnada: o mesmo emprego e cargo por anos, seu filho não fala e nem é visto por ele há muito tempo, mesmo morando os dois na mesma casa. Numa disputa empresarial e por estratégia de seu chefe, Yamashita torna-se um empresário que possui Ohma como seu lutador após o mesmo ser substituído pela empresa anterior. Ambos irão disputar o Torneio de Aniquilação.
O interessante do anime é que apesar de a história em si ser bem fraca, ele ganha destaque pelo decorrer da trama. Tantos lutadores possuem características e estilos de luta únicas que, de fato, existem na vida real, trazendo à tona tradições pouco vistas e conhecidas por nós. A cada torneio, a história de cada lutador é contada e toda a sua força de vontade, mostrada. De certo, por alguns personagens secundários criamos até uma afeição.
As lutas são bem brutais, bastante sangrentas e um pouco exageradas. Mas os movimentos podem ser claramente vistos já que a animação foi bem desenhada. Isso te permite facilmente ficar espantado com alguns golpes e possuir um lado na torcida.
A linguagem utilizada é um pouco pesada, sua dublagem ficou a cargo do estúdio Som de Vera Cruz e está sendo muito bem avaliada até o momento, pois a mesma foi adaptada para gírias cotidianas brasileiras. Leo Rabelo dublou Ohma Tokita e Helio Ribeiro, Yamashita Cazuo.
Kengan Ashura é uma série de mangá japonês que foi escrita por Yabako Sandrovich e ilustrada por Daromeon. Um anime que vale a pena ser assistido tanto por quem gosta de muita porradaria quanto pra quem não. Acredito que se você ver Baki – O Campeão antes, irá ficar desanimado pra este por possuir o mesmo estilo de desenvoltura.
Porém, Kengan Ashura possui uma qualidade muito superior e que te prende à história, que não é nada previsível.