Em Agosto de 2014, éramos apresentados pela primeira vez ao teaser jogável que sacudiria as estruturas dos amantes de títulos de terror, colocando jogadores de todo o mundo conectados numa ansiedade febril por desvendar os mistérios de P.T. – prévia do próximo jogo de terror da Konami, Silent Hills. Entretanto, mesmo com o sucesso arrasador de P.T., a produtora anunciou o cancelamento do jogo, com a saída de Norman Redus, Guillermo Del Toro e, principalmente, o game designer Hideo Kojima do grupo de desenvolvimento, um golpe que os fãs – ávidos por uma continuação de uma das franquias de terror mais respeitadas – ainda se recusam a aceitar.
Mas este ano a Bloober Team SA chega voraz, aproveitando esse desejo latente dos fãs para lançar um jogo indie que promete preencher a lacuna deixada após a extinção de P.T.. Estamos falando de Layers Of Fear, um jogo de terror em primeira pessoa que coloca o jogador na pele de um pintor decadente, em busca de retomar sua inspiração para compor uma última obra prima arrebatadora…
Enquanto explora a casa, detalhes da vida do protagonista vão lentamente se revelando em cartas e bilhetes bem comuns. Após adentrar o ateliê do artista, contudo, o jogo sofre uma virada repentina, e então engatilha no suspense e na loucura de forma rápida e irreversível. E pense você que vai ter algum descanso: a cada novo material recolhido para a montagem de sua obra prima e a cada novo detalhe grotesco da vida do pintor revelado, o jogo mergulha cada vez mais numa espiral descente de terror e insanidade, numa mistura de Amnesia: The Dark Descent com a estética das obras de Caravaggio, alternada com cenários surrealistas que parecem ter vindo de uma bad trip terrível.
Layers Of Fear tem uma pegada similar a P.T., onde você explora uma casa em constante mudança, ora repetindo o mesmo percurso a cada nova porta aberta, ora voltando pela porta que acabou de atravessar e se deparando com algo completamente diferente do que você esperava. Não há puzzles e é fácil passar de um cenário a outro, raramente deixando o jogador travado em algum cômodo sem saber o que fazer. O jogo tem uma trilha sonora que harmoniza com cada mudança de ambiente e de estado de ânimo do protagonista, mas prima principalmente pela construção dos cenários, que remetem e misturam os estilos de pintores famosos referenciados na própria obra, tornando o jogo um verdadeiro trabalho de arte – nada mais justo, tomando o tema da história, e uma sacada bem feita pelos desenvolvedores. Fora a beleza de Layers Of Fear, o trabalho com os “bugs” na tela acentua a impressão de que você está perdendo o controle sobre si e de que sim, você está prestes a tomar aquele susto de pular da cadeira. O jogo atualmente está disponível na Steam ainda em estado de early access, o que significa que mudanças ainda virão conforme o feedback do público até que uma versão final seja lançada. Muito bom: se em fase de desenvolvimento o jogo já tem 97% de aprovação na comunidade da Steam, podemos esperar muito mais terror por vir!
Trailer “Madness” – Layers Of Fear: