Na última sexta-feira (17), os Golden Guardians não conseguiram terminar a marca de 0,500 durante a 18ª rodada do 1º Split na LCS 2023. Com o resultado, o time não alcançou o topo que tanto almejavam e retornam para a liga principal.
Desde a entrada na LCS em 2018 como uma organização recém-franqueada, a Golden Guardians nunca teve uma divisão vencedora, com 9-9 sendo um recorde comumente associado ao time. Hoje à noite, após perderem para Dignitas, que terminou 3-15 na Spring, o GG mais uma vez terminou em 9-9 pela quarta vez na história da franquia, não conseguindo ultrapassar 0,500 pela 11ª vez consecutiva.
Anteriormente, o Golden Guardians teve vitórias de dois dígitos apenas uma vez durante uma única divisão, quando venceu 11 jogos na Divisão de verão de 2021. No entanto, essa divisão foi a única de 27 jogos, e os Guardians ainda terminaram com um recorde de derrotas no verão de 2021.
Apenas uma vitória faria diferença
Chegando à última semana do LCS 2023, o Golden Guardians tinha um recorde de 9-6, indicando a necessidade de apenas uma vitória para garantir uma divisão bem sucedida. No entanto, eles perderam para CLG, FlyQuest e, eventualmente, para a Dignitas, encerrando sua batalha por um placar certo.
Nesta divisão, parecia que os Golden Guardians realmente quebraram sua antiga maldição do limite de 10 vitórias, especialmente considerando que o time teve um bom aquecimento na terceira semana da temporada e conquistou oito vitórias consecutivas.
No entanto, a notável sequência de vitórias que estava empatada com FlyQuest na mais longa sequência de vitórias da primavera foi marcada por duas disputas acirradas, uma sequência de quatro derrotas consecutivas para abrir a divisão e um trecho de 1-5 para fechá-la.

A falha dos Golden Guardians em superar a Dignitas durante a noite também prejudicou os planos dos times para os playoffs. Se tivessem vencido a partida, teriam se classificado para um empate a quatro ao lado de 100 Thieves, Evil Geniuses e CLG na luta por um lugar entre os três primeiros da LCS.
Em vez disso, eles fecharam em sexto lugar na classificação e agora têm a garantia de começar o Spring Playoff na chave inferior. O playoff do Golden Guardians começará em 25 de março contra um adversário ainda a ser definido, dito isso, só resta descobrir quem irá enfrentar os Golden Guardians durante as chaves de partida.
O que será que aguarda para os Golden Guardians? Descubra aqui no Cabana do leitor.