No início de abril, a Riot Games, desenvolvedora de League of Legends, fez um anúncio incomum: a censura do personagem Gragas e suas referências ao álcool.
O personagem, que existe há cerca de 15 anos, possui ataques relacionados à bebida. A mudança visava atender aos requisitos para que o jogo fosse acessível a todas as idades em diversos países. No entanto, a comunidade gamer, que questionou a decisão, criticou o fato de a alteração ser aplicada globalmente, e não apenas nos países específicos.
Agora, o chefe do League Studio, Andrei van Roon, anunciou que algumas dessas mudanças serão revertidas. “Fizemos mais pesquisas sobre as mudanças no nome da habilidade de Gragas. Parece que podemos ser mais leves nos ajustes gerais e, ao mesmo tempo, estar em conformidade com a UE.

Ele continua “Precisamos atualizar a descrição da habilidade (remover ‘empoderado bêbado’ e ajustar ‘beber cerveja’). Também precisamos ajustar um pouco a biografia no cliente. Não precisamos mudar o nome da habilidade ou sua biografia no Universo, então vamos manter ‘Drunken Rage’ e sua biografia geral”, escreveu van Roon em um post no X/Twitter.
Esse compromisso parece satisfazer a maioria. League of Legends continuará em conformidade com a UE sem alterar a classificação do jogo, e as mudanças gerais serão menores do que as inicialmente anunciadas.
A censura tem sido um tema delicado na indústria de jogos nos últimos 10 anos. Mesmo com explicações claras dos desenvolvedores, mudanças como essa frequentemente geram frustração e negatividade na comunidade. Além disso, há aqueles que aproveitam qualquer controvérsia para criar polêmica.