Pode-se dizer que a indústria de jogos está em constante movimento, alguns diriam que até mais que a do cinema ultimamente. Muitos jogos surgem, inovam, copiam ou se inspiram em outros. Alguns são tão icônicos que são responsáveis por criar todo um gênero, como Dark Souls por exemplo, que cunhou o gênero “Souls-Like”.
Outros utilizam de inspirações e criam Mods que posteriormente viram jogos completos, como DOTA fez com os heróis de Warcraft III. Tudo começou em 2003 com o lançamento do incrível e inimaginável jogo lançado pela Blizzard na época.
O surgimento do MOBA
Algum tempo após o lançamento de Warcraft III, Eul, Guinsoo e IceFrog criariam o mapa e Mod que ficaria conhecido como Defense of the Ancients, ou popularmente conhecido como DotA. Foi neste jogo em que o conceito de Multiplayer Online Battle Arena, ou MOBA, foi criado.
Por muito tempo Dota foi o único MOBA famoso e com boa receptividade. Sabe-se que antes de DotA houve um Mod para Starcraft 1, Aeon of Strife, que basicamente foi o precursor de DotA, porém DotA ficou muito maior que AoS e levou o Mod ao esquecimento logo.
League of Legends e seu Sucesso
Após alguns anos, em 2008, uma pequena empresa surgiu com apenas um único e singelo jogo, algo tão pequeno, que na época ninguém imaginaria a imensidão e força que a empresa ganhou. Sim, estamos falando sobre a Riot Games.
Guinsoo foi um dos responsáveis pela criação e manutenção de League of Legends. A Riot Games até 2019 tinha apenas um jogo, o popular “LoLzinho”. Por muito tempo questionou-se como uma empresa de jogos com apenas um jogo em seu catálogo conseguiu sobreviver por 10 longos anos. Afinal, qual é o segredo do sucesso de League of Legends?
Claro, não podemos dar a receita de um jogo de sucesso como League of Legends, mas podemos analisar como o jogo chegou ao ápice. Primeiro, podemos falar sobre a diferença entre DotA e League of Legends.
DotA sempre teve um público fiel, porém o estilo do jogo afastava alguns jogadores pelo tempo que as partidas demoravam e toda a complexidade do jogo. League of Legends chegou com uma proposta de um jogo mais dinâmico e mais rápido. Isso conseguiu atrair muitos jogadores que gostaram do estilo MOBA, mas que não conseguiram jogar Dota pela complexidade.
Isso sozinho não foi o fator responsável pelo sucesso gigantesco de League of Legends, nós podemos jogar essa “culpa” também no trabalho excepcional de saber conversar e atingir o público alvo. É seguro afirmar que League of Legends desde o início soube quem era seu público alvo e como atingi-lo. Ora essa, o jogo nunca deu vantagens a quem gastasse dinheiro de verdade dentro do jogo, nunca nem mesmo cogitou em aceitar dinheiro para tornar o jogador mais forte, e mesmo assim, a receita anual da Riot não parou e não para de crescer apenas com a venda de itens cosméticos.
A proposta da gratuidade do game foi algo realmente novo na época, em 2008 era comum jogos em que você pagava para jogar e tinha tudo desbloqueado para que pudesse conseguir dentro do jogo. Ou jogos que se diziam gratuítos, mas que os jogadores que gastavam mais dinheiro tinha inúmeras vantagens em cima dos que nunca gastaram nada.
Houve uma popularização do gênero do MOBA durante um período que inúmeros jogos do gênero foram criados e lançados, foi um verdadeiro boom, qualquer coisa que pudesse imaginar, existiria uma MOBA sobre, inclusive DotA 2 foi lançado e conseguiu seu lugar de destaque no cenário.
Cenário esse que foi um grande fator de sucesso. Campeonatos de videogames já existiam, com premiação inclusive, tínhamos Starcraft, outros campeonatos menores de jogos de esportes e até mesmo o grande evento que é a EVO com jogos de luta.
Porém um dos responsáveis pelo termo E-Sport foi o League of Legends. Finalmente passou a existir times profissionais, jogadores profissionais com fãs e torcidas a ponto de finais acontecendo em grandes estádios. Claro que League não foi o único responsável pelo grande sucesso do cenário de e-sport, mas é impossível não dizer que grande parte do sucesso se deve aos campeonatos de League of Legends, dos eventos regionais até os internacionais, como MSI e o Mundial. Além disso, vimos acontecer o inimaginável, grandes times de Futebol começaram a investir em nossa comunidade e hoje temos Flamengo, Santos, Cruzeiro dentro do cenário, além dos times gringos como Paris Saint-Germain com a PSG, que inclusive jogou no Worlds deste ano.
E mesmo com a grande quantidade de jogos lançada, League of Legends sempre se manteve no topo, o reinado de League of Legends foi tão forte que por um tempo Heroes of Newerth foi o principal concorrente do LoL e hoje nem mesmo ouvimos falar sobre o jogo. Hoje o principal “concorrente” é DotA 2, afinal são os dois jogos que souberam como tratar seu público e, além de tudo, souberam como sempre estar renovando dentro do jogo. Entretanto, League segue sendo o jogo com mais espectadores em todas as plataformas de streaming.
O sucesso e a atenção que a Riot Games teve com o público foi tanto que em seu aniversário de 10 anos a empresa anunciou uma série de novos jogos e novidades referentes ao universo de League of Legends, até mesmo um filme documentário e o Anime. Valorant e Legends of Runeterra foram os primeiros produtos desta nova fase da empresa, e em pouco tempo ambos os jogos já tem uma base sólida de fãs e jogadores, com uma comunidade forte que vem aumentando todos os dias. E se ambos conseguirem o sucesso que LoL conseguiu, a empresa ainda vai comemorar vários aniversários.