jink league of legends wallpaper games picture league of legends wallpaper

‘League of Legends’ Riot Games constrói sua própria rede de internet nos EUA

Ed Rezende
Ed Rezende
Produtor, escritor nas horas vagas, administrador, editor e fundador do site CDL.

Problemas com ping e perda de pacote não são pesadelos apenas de jogadores online, mas também de desenvolvedores como a Riot Games, que decidiu construir sua própria rede para melhorar a qualidade de League of Legends nos EUA.

- Anúncios -

Sem o apoio das principais operadoras de internet dos EUA como a AT&T e a Comcast, a Riot Games alugou cabos de fibra óptica escura – cabos colocados embaixo da terra a mais por empresas de Internet, mas que não são utilizados -, para criar “uma das redes mais rápidas do continente” e melhorar a experiência dos jogadores.

Além dessa rede própria, a Riot Games também mudou seu datacenter para Chicago, aumentando o número de jogadores com 80ms de ping de 50% para 80% da noite para o dia, conforme visto no gráfico abaixo.

- Anúncios -

RIOT GAMES

Com as soluções da Riot Games, mais de 80% dos jogadores jogam com um ping melhor
Com as implementações da Riot Games, mais de 80% dos jogadores jogam com um ping melhor.

As duas soluções da empresa foram detalhadas em seu blog de Engenharia, que explica como foi o processo.

Aqui no Brasil, a Riot já fez algo parecido, quando a empresa decidiu trazer os servidores exclusivos para jogadores brasileiros de Miami para dentro do país. Na época, o ping dos jogadores – principalmente dos que moram em capitais e possuem uma melhor conexão de internet – foi da casa dos 120ms para os 30ms.

Cabe ressaltar que como a internet no Brasil é de péssima qualidade, onde as prestações de serviços são péssimas, a Riot poderia salvar a internet do Brasil com alguma medida, o grande problema se torna a ANATEL que além de tornar quase impossível que outras empresas entrem no setor, ainda apoia o limite de dados que estão querendo impor por aqui. Salve-se quem puder invocadores.

- Anúncios -

Revisado por: Bruna Vieira.