Leah Jeffries foi escolhida para ser Annabeth e alguns fãs de Percy Jackson acreditam que somente mulheres brancas poderiam estar no papel, Rick Riordan respondeu sobre isso.
Semana passada, a série da Disney+, Percy Jackson, escalou como Percy o ator Walker Scobell, a estrela do Projeto Adam. No final da semana passada mais dois outros personagens-chave foram escalados, Aryan Simhadri como Grover e Leah Sava Jeffries juntou-se como Annabeth, completando a maioria do elenco principal da série.
Nos livros originais, Annabeth é filha da deusa grega Atena. Ela é uma guerreira que treina Percy no início, mais tarde se tornando amiga e depois mais do que isso à medida que a série progride. Na adaptação cinematográfica anterior, ela foi interpretada por Alexandra Daddario.
Houve reação na comunidade de fãs pela escolha da atriz Leah Jeffries no elenco como Annabeth, notavelmente pelo fato de que ela é negra. Em um vídeo no Instagram, a atriz de 12 anos disse que pessoas com raiva de seu casting denunciado em massa sua conta no TikTok.
Em resposta à reação, o criador de Percy Jackson, Rick Riordan, divulgou uma declaração em seu site pessoal. Ele observou que a maior parte da resposta foi positiva e condenou aqueles que têm problemas com Leah Jeffries no papel.
“Se você tem um problema com esse elenco, no entanto, trate comigo. Você não tem mais ninguém para culpar. Qualquer outra coisa que você tirar deste post, devemos ser capazes de concordar que bullying e assediar uma criança online é indesculpavelmente errado. Por mais forte que Leah seja, por mais que tenhamos discutido o potencial para esse tipo de reação e a intensa pressão que esse papel trará, os comentários negativos que ela recebeu online estão fora de linha. Eles precisam parar. Agora“.
Riordan também rejeitou as alegações daqueles que disseram que Annebeth tinha que ser branca para combinar com os livros. Riordan explicou que essas alegações vieram “de todo o espectro político, direita e esquerda”, mas os denunciou mesmo assim. “Se você está julgando sua adequação para este papel único e exclusivamente sobre a pele dela. Amigos, isso é racismo”, afirmou.