Desenvolvido pela Superstatic, Liberté é um jogo que mistura elementos roguelite, construção de decks e narrativa interativa. Com uma história que se passa no período de uma Revolução Francesa diferenciada, esse título é uma aposta ousada que une estratégia e o horror das obras de H.P. Lovecraft.
Mas, será que o título é capaz de encantar o jogador? Com uma key gentilmente cedida pela Anshar Publishing, confira o resultado da aventura nessa Review!
Uma dose de imersão
A jornada começa em Paris, 1789, de uma forma inusitada: os planos da Revolução Francesa são atrapalhados por um evento aterrorizante. Uma criatura misteriosa surge, saída das obras de Lovecraft e acaba de chegar em solo francês para interromper a coração do Príncipe. Nesse cenário caótico, René acorda com um chamado de uma entidade misteriosa e descobre que é a única pessoa capaz de trazer o equilíbrio ao mundo.
Assim, a história guia o jogador em uma longa jornada repleta de questões políticas e sociais misturadas ao sobrenatural em uma nova França. Em outras palavras, a cada reencarnação, René precisa explorar as ruas de Paris e escolher entre as facções mais poderosas do país: a Igreja, a Tribo, o Príncipe e os Rebeldes – os inimigos da Coroa.
Cada uma das organizações está lutando para ter o controle dos eventos do país, em busca de construir uma França aos moldes de suas ambições. Vale ressaltar que há muitas jogadas políticas, algo que pode agradar os fãs de obras com muitas decisões que influenciam diretamente em aspectos do jogo. Aliás, cada facção inclui um sistema de recompensas exclusivo, que oferece acesso a itens e NPCs.
Com essa premissa, não demora muito para que o enredo fique bem interessante, criando uma atmosfera misteriosa, combinando um pouco de eventos históricos com uma dose de fantasia sombria. Liberté despertou a curiosidade, mas conseguiu rapidamente a atenção.
Jogabilidade
O jogo traz uma combinação de gêneros de forma brilhante e intuitiva, funcionando para os veteranos ou recém apaixonados pelo estilo. Temos a adição de construção de decks onde ao progredir, é possível colecionar cartas que oferecem habilidades, ataques e buffs. A personalização do Deck também permite mais liberdade para que o jogador teste estilos de gameplay mais personalizados e estratégicos.
O combate é bastante fluído, lembrando o estilo do icônico Hades e, em alguns momentos, até mesmo o clássico Diablo. Apesar das características que dão base a Liberté, o jogo vai além da construção de baralhos e inclui sistemas bastante completos, desde sistema de reputação com as facções – que libera missões conforme o avanço, configurações de dificuldade e segredos ao longo da jornada.
Vale lembrar que diferente do Early Acess que contou com ausência de alguns recursos, agora temos uma versão completa do jogo, incluindo elenco de dublagem que dá vida aos personagens da história. Por outro lado, o combate com o tempo se torna repetitivo.
Gráficos e trilha sonora
A arte do jogo é simplesmente um dos pontos mais altos da obra. Tudo isso por conta do aspecto que lembra as pinturas a óleo e personagens com visuais bastante únicos. Há cenários incríveis que despertam a curiosidade de jogador em explorar esse universo. A atmosfera fica completa com uma trilha sonora agradável, sem excessos, mas que funciona bem para a proposta do jogo.
Afinal de contas, a estrela de Liberté é a própria história com uma ameaça sobrenatural e a grande missão de Rene em salvar o mundo.
Vale a pena?
Sem dúvida, quando o assunto é enredo e estética incríveis, Liberté é uma ótima escolha. Especialmente para os apaixonados por tramas com um toque histórico e fantasia. Porém, não é uma das melhores opções para quem curte um estilo mais dinâmico e envolvente, já que o sistema do jogo exige mais paciência e certa identificação com o estilo.
Liberté está disponível para PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox One, PlayStation 4, Microsoft Windows, Xbox Series X and Series S.