Nos últimos meses muitas noticias tinham saído com “supostas” crises no ramo dessas varejistas, porém muitas das vezes elas foram negadas. Mas recentemente o site Publish News publicou uma notícia em que a Livraria Saraiva e a Cultura estariam procurando novas formas de quitar a suas dividas com os seus credores.
A crise na Livraria Saraiva é tão grande que a empresa confirmou na ultima semana o fechamento de 20 lojas da rede. Segundo o site da Jovem Pan o motivo seria uma reformulação no modus operandi da empresa, que pretende redirecionar esforços para sua atuação na internet, com e-commerce. As vendas virtuais já representam, de acordo com a Saraiva, cerca de 38% dos negócios da empresa.
Segundo o site Publish News “Um dos CEO da Livraria Cultura, Sérgio Herz tem dito que o modelo de consignação já não é interessante nem para a Cultura e nem para os fornecedores e que planeja, para um possível futuro pós-recuperação judicial, que 100% das compras sejam firmes.” Já a Saraiva tem consultado seus maiores credores sobre a possível pavimentação de um caminho de recuperação extrajudicial, segundo noticiou o jornal Valor Econômico. Pela Lei de Falências, a empresa só pode trilhar essa via se pelo menos 60% dos seus credores a apoiarem neste sentido.