Já faz algum tempo que a Riot Games está soltando pequenas informações sobre a atualização do sistema de itens do jogo, mas no último Riot PLS, vídeos onde os desenvolvedores trazem informações sobre os planejamentos para o futuro do jogo, o assunto foi o futuro do sistema de itens, trabalhando com mais detalhes suas mudanças, assim como também foi falado sobre as ações que a Riot está tomando para lidar com comportamentos não adequado dos jogadores.
Basicamente, a ideia da Riot é dar um ar novo de frescor ao sistema de Itens, atualizando a interface da loja e favorecendo que se possa fazer um número maior que o atual de adaptações na build de um campeão de acordo com a situação de cada partida. Em outros momentos, a Riot já havia comentado de ter a percepção do jogo de que independente de como o jogo começava, diversos personagens sempre buildavam igual ao fim da partida, chegando sempre ao mesmo ponto. Para atingir as mudanças desejadas, a Riot está lançando uma nova classe de itens: Os itens místicos.
A divisão de itens atuais do LoL funciona da seguinte maneira: Itens básicos, que são aqueles que não possuem pré requisitos para ser montados; Itens avançados, que são aqueles que possuem pelo menos 1 item básico que pode ser comprado como pré requisito; e Itens Lendários, que são itens formados por outros itens básicos ou avançados e que não pode mais evoluir para nenhum outro item.
Os itens Místicos deverão ser itens mais poderosos que todos as outras classes, concedendo muito status para o jogador, mas com suas próprias regras de funcionamento: Você só pode ter um item místico de cada vez na partida (dá a entender que é possível vender ele e comprar outro caso seja desejado), portanto, deve ser escolhido com cuidado qual será montado em cada jogo. Além disso, cada item místico irá ter uma “passiva mística” que fortalece os itens lendários que o jogador possuir, trazendo mais status para eles, como defesa, resistência, velocidade de movimento, etc, a mais para cada item lendário possuído.

Além desses novos itens, todos os itens atuais do LoL passaram por uma revisão para averiguar seu impacto no jogo, se precisam de ter pequenas ou grandes modificações em seus efeitos. A previsão é de que 1/3 dos itens permaneçam inalterados (recebendo apenas novas artes para se adequar ao estilo artístico atual do jogo), 1/3 dos itens passe por modificações, e o último 1/3 seja excluído do jogo, com o espaço dos mesmos sendo ocupados por novos itens.
O novo design da loja também busca ser mais intuitiva e auxiliar o jogador com as melhores opções de acordo com quais oponentes estão enfrentando. O sistema vai evoluir a cada patch se baseando sempre nos itens usados pelos melhores jogadores do servidor para cada campeão.
Para conferir sobre essas mudanças e sobre as ações da Riot para lidar com comportamentos não adequados, confira o vídeo completo: