Recentemente a Riot divulgou seus planos para o fim da temporada ranqueada de League of Legends de 2020 e para a pré temporada de 2021.
Provavelmente uma das mudanças mais chamativas é a remoção das série de promoção entre divisões. O que ocorrerá será a remoção das md3 que são necessária serem realizadas para subir nas divisões internas de um elo (por exemplo, de Ouro 3 para Ouro 2), mas ainda existirão as md5 para mudança de tier de elo em si (por exemplo, de Ouro para Platina). Outra mudança que acompanha essa é que os PdLs “restantes” serão levados pra divisão seguinte. Isso significa que se o jogador estiver no Ouro 3 99 PdL e vencer uma partida recebendo 20 de PdL, em vez de ir para o Ouro 2 com 0 pontos, ele já estará com os 19 restantes.
Essas mudanças ocorrem devido ao fato de que se tornava muito frustante para os jogadores ficar constantemente falhando nas md3 para tentar atingir um elo. Porém, vale citar que a mudança não é apenas benéfica. Como a retirada da necessidade de se fazer uma md3 para subir teoricamente facilita o acesso aos elos maiores, a proteção para derrotas quando se está com 0 PdL em tiers abaixo do Diamante também será removida. Portanto, não será mais possível se manter com 0 pontos ao perder uma partida já estando com essa pontuação, isso sempre acarretará na queda de divisão.
A Riot também comentou que estará investindo em um sistema para melhorar a primeira colocação de um jogador após suas primeiras partidas ranqueadas, de forma que ele caia contra oponentes condizentes com sua habilidade de jogo. De acordo com eles, os primeiros testes com o novo sistema não atingiram os resultados esperados, com os jogadores ou ganhando muitas partidas, ou perdendo muitas antes de entrar em uma situação “estável”, e portanto vão passar alguns meses investindo em uma versão melhor antes de fazer novos testes.
Também foram anunciadas mudanças para o Tier máximo (Mestre em diante). A mais chamativa é a remoção da possibilidade de se jogar em Duo a partir do Tier Mestre, de forma a enfatizar que os jogadores que o superem sejam aqueles que mais se destacam individualmente dentro do servidor.
Outra mudança que também ocorrerá é a possibilidade de se atingir o Tier Mestre desde o começo da temporada ranqueada, assim como novos valores de PdL para os outros Tiers possíveis, ficando da seguinte maneira:
- Habilitado imediatamente: Mestre
- 200 PdL para Grão-Mestre
- 500 PdL para Desafiante
Por fim, ainda foram anunciadas premiações para os jogadores de acordo com seu rendimento no Clash, assim como um Clash de Mundial, com 16 equipes em diferença ao tradicional formato de 8 equipes
- Competidores (jogadores que participaram e tiveram algum sucesso no Clash)
- Ícone de Invocador Competidor: 1 PV
- Logotipo Competidor do Clash: 200 PV
- Bandeira Competidor do Clash: 1000 PV
- Conquistadores (jogadores que alcançaram bons resultados em vários eventos do Clash)
- Ícone de Invocador Conquistador: 2000 PV
- Logotipo Conquistador do Clash: 3000 PV
- Bandeira Conquistador do Clash: 4000 PV
- Campeões (jogadores que ganharam muitos Pontos de Vitória)
- Ícone de Invocador Campeão: 5000 PV
- Logotipo Campeão do Clash: 6000 PV
- Bandeira Campeão do Clash: 7000 PV