O Campeonato Brasileiro de League of Legends vulgo CBLOL volta hoje à partir das 13h, e além do comprometimento de levar o melhor dos Esports para todos, dessa vez iremos contar com uma acessibilidade nova a partir da Primeira Etapa de 2022.
Uma novidade que há muito já era pedida pela nossa comunidade. Durante os dias de transmissão do Cblol, a competição terá uma equipe de interpretação de Libras (Língua Brasileira de Sinais) especializada em esportes eletrônicos nos períodos pré e pós partidas durante toda a etapa.
Depois de muita conversas com especialistas da comunidade sobre as melhores práticas relativas ao recurso, chegaram a conclusão de que, por conta da quantidade de informações simultâneas apresentadas em uma partida de League of Legends e do caráter dinâmico do jogo, a inclusão do recurso era a melhor maneira de proporcionar uma melhor experiência no mais alto nível para as pessoas com deficiências auditivas.
Porém não haverá a interpretação de Libras durante as partidas por conta das diversas informações de jogadas que ocorrem simultaneamente, mas terá conteúdo antes do início da narração e pós o término da partida.
Os espectadores também terão a oportunidade e o acesso de ativar o recurso para acompanhar as partidas com legendas geradas automaticamente pelas plataformas (nos canais da Twitch e no YouTube). Vale ressaltar que tal ferramenta é disponibilizada de forma instantânea durante as transmissões, pelas próprias plataformas, sem a intervenção da produção do CBLOL.
Eles também visaram na precisão máxima durante o trabalho dos intérpretes, levando em conta a alta exigência imposta pela atividade, contando com a troca de profissionais ao longo da transmissão, mantendo a qualidade sem sobrecarregar os profissionais. O CBLOL sempre buscará o máximo de acessibilidade para o público, de maneira a entregar experiências e memórias aos fãs de diversas formas possíveis de agora em diante.
Libras
Libras significa Língua Brasileira de Sinais, uma língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar através de expressões faciais e corporais. É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão desde 24 de abril de 2002, através da Lei nº 10.436. A Libras é muito utilizada na comunicação com pessoas surdas, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social, existindo inclusive diversos cursos gratuitos que ensinam como se utilizar da linguagem.