O dia 10 de maio é o dia internacional da conscientização e apoio a pessoa com Lúpus, e, apesar de ser uma data de extrema importância, ainda se fala pouco na mídia sobre essa importante questão de saúde.
E você, sabe o que é Lúpus?
O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES ou apenas lúpus) é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (em meses) ou mais rapidamente (em semanas) e variam com fases de atividade e de remissão.
O lúpus pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, porém as mulheres são muito mais acometidas. No Brasil, não dispomos de números exatos, mas as estimativas indicam que existam cerca de 65.000 pessoas com lúpus, sendo a maioria mulheres. Acredita-se assim que uma a cada 1.700 mulheres no Brasil tenha a doença.
E nem as celebridades estão isentas de desenvolver a doença, hoje eu quero contar sobre famosos que você, talvez, não soubesse que são portadores da doença.
A cantora e atriz veio a público em 2015 para contar sobre o diagnóstico que recebeu e segue em acompanhamento médico para se manter bem e saudável. Na época do diagnóstico ela não soube lidar bem com a situação e não fez os tratamentos devidamente, isso levou-a à falência dos rins e a cantora recebeu um rim doado de sua amiga de infância e também atriz, Francia Raisa (How I Met Your Father).
Selena fala bastante sobre as pequenas e grandes complicações da doença em seu programa culinário na HBO, o + Chef.
Lady Gaga
Pois é, a nossa diva multitalentos que parece ser feita de aço convive com o Lúpus e outras doenças associadas como a fibromialgia, a cantora falou pela primeira vez sobre o diagnóstico em um talk show em 2010. As condições da cantora a fizeram precisar cancelar shows no Rock in Rio em 2017, o que causou revolta na época justamente pela falta de conhecimento acerca de doenças crônicas.
Alguns documentários da cantora estão disponíveis em plataformas digitais, tão a possibilidade de conhecer a rotina dela e o quanto a condição a afeta no seu dia a dia.
Michael Jackson
O rei do pop foi uma das pessoas que conviveram com o Lúpus e outra doença autoimune chamada Vitiligo. O diagnóstico foi dado entre a década de 70 e 80 e as dores crônicas causadas pelas doenças fizeram com que o artista acabasse viciado em analgésicos e medicações para dormir. Infelizmente perdemos esse icônico cantor em 2009, com apenas 50 anos, vítima de uma overdose acidental de medicação para dor.
Toni Braxton
A cantora Toni Braxton falou abertamente sobre seu diagnóstico em público logo após uma longa internação onde descobriu a doença. Braxton é ativista de diversas causas, incluindo a conscientização sobre o Lúpus.
Nick Cannon
O apresentador e ex marido da Mariah Carey, foi diagnosticado após complicações em seus rins e pulmões em 2012. Ele faz tratamento e acompanhamento para conseguir ter uma qualidade melhor de vida.
Seal
Diagnosticado aos 21 anos, o cantor não fala muito sobre a doença em público. As cicatrizes em seu rosto foram decorrentes do lúpus que atingiu sua pele na forma discoide.
Astrid Fontenelle
A apresentadora Astrid Fontenelle foi diagnosticada com lúpus em 2012 e gosta de falar abertamente sobre sua luta contra a doença. Em 2013, ela deu uma entrevista no programa de Marília Gabriela contando sobre sua convivência com a doença. Segundo a apresentadora, para controlar os sintomas da doença ela precisa tomar mais de 45 comprimidos ao longo do dia.
8 – Kim Kardashian
Antes do diagnóstico do Lúpus, a socialite já enfrentava a artrite reumatoide. Atualmente ela trata ambas as doenças e convive bem com ambas.
E você, me conta, já sabia da condição desses famosos?
Compartilhe essa matéria com seus amigos e familiares, e ajude na conscientização e apoio a pessoas com lúpus.